Stand With Animation Rally: a união dos profissionais de animação

Uma enorme massa de trabalhadores de animação, fãs de desenhos animados e membros de sindicatos de outras áreas se reuniu no estacionamento da IATSE Local 80 em Burbank no último sábado para o Stand With Animation Rally. Desse modo, o encontro histórico atraiu uma multidão que aparentava ter bem mais de mil pessoas.

A união dos trabalhadores de animação: The Animation Guild

Antes de mais nada, o comício desta tarde foi planejado como uma demonstração de força pelos trabalhadores da animação. Sendo assim representados pelo The Animation Guild, IATSE Local 839, que começarão a enfrentar a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) para negociar um novo Acordo Coletivo de Trabalho. O evento foi apresentado por Michael Rianda, diretor de A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas. Dessa forma, foram apresentados um grande grupo de palestrantes, incluindo o prefeito de Burbank, Nick Schultz, a presidente do Animation Guild, Jeanette Moreno King, o ator Adam Conover e grandes talentos da animação como Rebecca Sugar, Genndy Tartakovsky, Alex Hirsch, Peter Ramsey, Shion Takeuchi e James Baxter. Além disso, trabalhadores de animação de diferentes departamentos se revezaram para falar sobre questões trabalhistas importantes para suas áreas específicas.

Durante os discursos, houve certos temas que repetidamente provocaram vaias da multidão, incluindo menções à inteligência artificial e ao CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav. Os artistas de storyboard Nora Meek e Charlie Jackson lideraram um grito popular de “Sem contrato, sem desenhos animados”, enquanto criticavam os executivos e suas ações específicas.

  • Diga a Reed Hastings, depois de demitir 300 funcionários da Netflix Animation e acabar com a divisão de animação como a conhecemos: sem contrato, sem desenhos animados.
  • Diga ao COO da DreamWorks, Randy Lake, que está terceirizando empregos de animação para estúdios não sindicalizados com piores condições: sem contrato, sem desenhos animados.
  • Diga a David Zaslav, depois de cancelar uma série de programas e filmes da Warner Bros. que nunca verão a luz do dia e vender o histórico prédio do Cartoon Network como sucata: sem contrato, sem desenhos animados.

A utilização indiscriminada de IA por grandes estúdios

Rianda reconheceu que os estúdios já estavam incorporando IA em seus processos e resumiu as apostas existenciais da próxima negociação de contrato. “Dezenas de membros deste sindicato me disseram: ‘Se não ganharmos este contrato, pode não haver outro,’ porque esta indústria pode ser dizimada”, disse ele. “Esse é o futuro sombrio que estamos enfrentando. Mas temos o poder de olhar para esse futuro e dizer: ‘Não, não aceitaremos essa realidade’. E nós diremos não. Precisamos enfrentar essa questão com determinação firme, estratégia e ação ousada, e é isso que vamos fazer.”

Caso queira acompanhar as ações da Animation Guild, o site Cartoon Brew sempre posta atualizações constantes.

Contudo, se estiver buscando inspiração, saca só essa animação alucinante do estúdio francês Eddy.

Boa semana!

Daniel desligando.

Comentários

comments