Essa é uma tradução livre do artigo original “How To Use Stop Motion Animation to Make Low-fi Prototypes for Mobile Design“, escrito por Diane Cronenwett.

Uma prototipagem consiste em dar forma a uma ideia para conhecer seus pontos fortes e fracos, enquanto ao mesmo tempo se evita o gasto de horas a mais em etapas de design de um projeto. De acordo com usability.gov, os sketches além de serem práticos e possibilitarem um retorno rápido de feedbacks, tornam possíveis compreender o fluxo de um projeto logo no seu início. Um benefício adicional dos esboços é que você pode produzir vários conceitos e layouts rapidamente.

Muitas vezes quando estou pensando em algumas interações ou animações para celular, gosto de fazer os esboços se mexerem para poder visualizar melhor as ideias, mas no caso, eu não quero usar um software ou desktop para produzir essa animação. Quero me manter apenas no estágio dos esboços interativos, e para isso, eu uso os poderes da animação de stop-motion.

Usar o stop-motion me permite pensar  no esboço e na animação simultaneamente, e eu posso facilmente juntar todas os frames para simular o fluxo de interações sem nenhuma edição/montagem. Utilizando apenas um iPhone parado em um tripé, tiro fotos dos papeis e simulo a animação.

Neste exemplo eu simulei a criação de um aplicativo “My Pals”, para mostrar algumas das interações que são padrões no iOS. Eu quis mostrar o quão rápido e fácil é reproduzir uma navegação, modos de sobreposições e outras animações simples que mostrem o App funcionando. Criei este conceito do começo ao fim em apenas 20 minutos. Outro benefício vindo deste método, é que uma vez em que o stop-motion foi criado, você poderá compartilhar isso com sua equipe e obter feedbacks mais precisos sobre as animações.

Protótipo-Esboço

Para produzir uma prototipagem desse tipo, será preciso estes elementos abaixo:

  • Câmera de celular ou qualquer câmera digital;
  • Cortar uma moldura de telefone;
  • Aplicativo de stop-motion para celular;
  • Tripé ou algo para segurar a câmera;
  • Canetas e lápis;
  • Papeis ou “Transparency films”

Dê uma chance a este método e veja se vale a pena o seu uso para as suas protipagens. Caso queira saber mais sobre o assunto, visite meu curso no Lynda.com.

Capa: The UX Playground

Comentários

comments