Salve nação criativa! Neste artigo iremos apresentar todas as produções do Blender Studio. Nos já falamos aqui sobre o Blender Studio, mas vamos focar no que estes notáveis heróis do Blender já produziram.
Primeiramente, uma das coisas mais legais desta iniciativa, é o fato de todos os projetos serem colaborativos e open source, inclusive os assets e tutoriais das produções são disponibilizados para os assinantes do Blender Studio.
O inicio do Blender Studio
Desde 2006, o Blender realizou vários projetos abertos . Este trabalho criativo foi possível graças à plataforma Blender Studio (anteriormente Blender Cloud) – para conteúdos de curtas-metragens, formação, produção e gestão de renderização.
Em 2007, o presidente da Blender Foundation, Ton Roosendaal, criou o Blender Institute. Logo após o sucesso de “Elephants Dream”, o primeiro projeto de filme aberto do mundo, a ideia do instituto era a de organizar de forma mais eficiente os objetivos da Fundação Blender. Desse modo, fica mais fácil para reunir os principais desenvolvedores do Blender e os principais artistas do Blender.
Em 2020, o Blender Institute dividiu suas atividades de estúdio em uma empresa separada, o Blender Studio. Dessa forma, ocorre o desenvolvimento de novos curtas-metragens e as atividades continuam para desenvolver um pipeline completo, gratuito e de código aberto, para a produção independente de longas-metragens de animação.
Curtas por ordem cronológica
Aqui vamos a relação cronológica dos curtas de 2006 até outubro de 2023, então prepare a pipoca e vamos embarcar nesta jornada épica!
Elephants Dream – 2006
Elephants Dream conta a história de Emo e Proog, duas pessoas com visões diferentes do mundo surreal em que vivem. Dessa forma, os espectadores são levados a uma viagem por esse mundo, cheio de estranhos pássaros mecânicos, paisagens tecnológicas deslumbrantes e máquinas que parecem ter vida própria.
Big Buck Bunny – 2008
Cansado de ser perseguido pelo esquilo Frankie e seu bando de criaturas insignificantes da floresta, o coelho JC finalmente decide revidar.
Sintel-2010
Sintel conta a história de uma amizade entre uma garota chamada Sintel, um bebê dragão e até onde ela chegará quando essa amizade for tirada dela.
Tears of Steel-2012
Tears of Steel é um curta-metragem live-action/CGI do produtor Ton Roosendaal e do diretor/escritor Ian Hubert. Narra um encontro entre duas pessoas, recriadas do passado, na tentativa de impedir o atual apocalipse robótico.
Caminandes-2013
Algumas lhamas não têm sorte. Inspirada nos bons e velhos desenhos animados de Chuck Jones, esta série de curtas segue as desventuras de uma lhama particularmente persistente – Koro – enquanto ele busca uma boa vida do outro lado da cerca.
Cosmos Laundromat-2015
Projeto Gooseberry é o codinome do 5º projeto Open Movie da Blender Foundation, Cosmos Laundromat.
Começando com um piloto de 10 minutos, o objetivo final é produzir o primeiro longa-metragem de animação de produção aberta do mundo.
Glass Half-2015
Dois críticos de arte amadores se encontram em uma galeria e discutem apaixonadamente sobre as peças que veem, causando caos para todos, até que finalmente encontram uma peça com a qual concordam…
O projeto foi dirigido e escrito por Beorn Leonard, desenhado por Sarah Laufer e realizado por toda a equipe do Blender Institute.
Caminandes 3: Llamigos-2016
Neste episódio da série de desenhos animados Caminandes aprendemos a conhecer ainda melhor nosso herói Koro! É inverno na Patagônia, a comida está cada vez mais escassa.
Koro, o Lhama, se envolve com Oti, o incômodo pinguim, em uma luta épica pela última fruta saborosa.
Agent 327-2017
Este foi o primeiro longa-metragem de animação, baseado no célebre personagem de quadrinhos holandês Agente 327.
The Daily Dweebs-2017
Originalmente criada por Hjalti Hjalmarsson (que dirige e anima) e com direção de arte de Andy Goralczyk, esta curta animação de 50 segundos contará a história de um adorável cachorro que passa por uma montanha-russa de emoções.
Hero-2018
Hero foi um showcase para o próximo Grease Pencil no Blender 2.8. Hero é dirigido por Daniel Martinez Lara e é o 6º curta-metragem financiado pelo Blender Cloud.
Spring-2019
Spring é a história de uma pastora e seu cachorro, que enfrentam espíritos ancestrais para continuar o ciclo da vida.
Andy Goralczyk escreveu e dirigiu este curta-metragem poético e visualmente deslumbrante, inspirado em sua infância nas montanhas da Alemanha.
Coffee Run-2020
Hjalti Hjalmarsson dirigiu Coffee Run e produzido pela equipe do Blender Studio. Movida pela cafeína, uma jovem relembra memórias agridoces de seu relacionamento anterior.
Sprite Fright-2021
O 13º filme aberto do Blender Studio é uma comédia de terror inspirada nos anos 80, ambientada na Grã-Bretanha: quando um grupo de adolescentes desordeiros caminha para uma floresta isolada, eles descobrem criaturas pacíficas em forma de cogumelo, mas que revelam uma força inesperada da natureza.
Charge-2022
Numa distopia onde a escassez de energia é uma realidade, um velho indigente invade uma fábrica de baterias, mas logo se vê confrontado por um andróide de segurança
Desse modo, os objetivos do projeto são desafiar o Blender e a equipe criativa a buscar o realismo e aprimorar os recursos do Blender no fluxo de trabalho PBR interativo.
Wing It-2023
Wing It é um desenho animado divertido e estilizado, que explora a relação polarizada entre um gato e um cachorro.
Dessa forma, os objetivos do projeto são impulsionar o Blender na produção de animação 2D/3D e explorar NPR e fluxos de trabalho de renderização estilizada.