Diferente da primeira parte, que foi dedicada a mostrar os principais estilos da indústria de motion, esta segunda parte foi dedicada a responder as perguntas da comunidade sobre a pauta de estilos de motion, deixadas no instagram e no chat ao vivo.
Antes de seguir, talvez você queira conferir a primeira parte desta pauta que foi dedicada a falar sobre os principais estilos de motion. Você pode conferi-la neste link: TIPOS DE MOTION.
Ter conhecimento generalista ou investir na especialização de algum estilo?
Depende muito do seu gosto. Existem profissionais que, mesmo estando há anos na área, eles não têm preferência por um estilo específico. Inclusive, alguns preferem se tornarem generalistas justamente para terem contato com vários estilos diferentes, mas isso vai de pessoa pra pessoa. Lembrando que, ser generalista implica que você sabe muita coisas, tanto técnicas quanto softwares, de áreas totalmente diferentes, e isso não tem relação com estilo estético. Os princípios de animação são os mesmos para serem aplicados a qualquer estilo, ou seja, a lógica das técnicas de animação são as mesmas para qualquer tipo de animação que você fizer. Então, a menos que você tenha um estilo próprio consolidado e o cliente te contrate para que você execute esse estilo, quem vai ditar o estilo do projeto é o próprio cliente; motion 2D flat, colagem, motion comics, etc
Qual o melhor caminho para se descobrir e se tornar um especialista em um estilo?
Uma coisa que é muito importante de se ter em mente é: você não é obrigado a se especializar em estilo nenhum. Muitos iniciantes, logo nos primeiros contatos com a área, ficam desesperados para desenvolver um estilo próprio e tentam a todo custo criar esse tal estilo. Na realidade, não existe a necessidade disso. Isso é algo que vai sendo desenvolvido naturalmente. O que é legal de se fazer é, na posição de iniciante, testar de todas as possibilidades de estilos até que você descubra as suas inclinações; teste o 2D, 3D, frame a frame, colagem, mixed media, e por aí vai. É só testando e tendo contato com vários estilos de motion que você vai descobrir se tem afinidade por algum mais do que por outro. Pode ser até que você não tenha uma preferência por um único estilo e queira estar sempre em contato com vários, por qualquer motivo que seja. Mas não se sinta obrigado a desenvolver um estilo próprio, sua própria identidade, pois é mais comum que isso aconteça como um acidente de percurso, a depender do seu gosto e suas inclinações. A natureza da sua animação não será alterada por você ter escolhido um determinado estilo, pois os princípios são os mesmos. Você pode até bater sempre na mesma tecla e tentar incorporar o estilo que você gosta de fazer em todos os projetos que aparecerem, e tudo bem, mas não é sempre que isso vai se encaixar bem com a proposta e, em grande parte das vezes, o cliente que vai te ditar o design e estilo do projeto, podendo ser bem diferente do que você mais gosta de fazer e está habituado, e tudo bem também.
Se especializar no que você curte, no que tem mais facilidade ou no que tem mais demanda?
Essa separação é tentar nivelar o seu lado prático com o seu lado artístico. É importante seguir naturalmente. A gente só consegue criar um estilo próprio se for natural. Se você tentar ficar dando murro em ponta de faca, nada de bom surgirá disso. O que acontece é que você não desenvolve um estilo, e sim se adapta a estilos que você gosta mais; você começa a admirar uma certa estética e acaba pegando ela pra você, porque é a que você curte mais. Seja por se tratar de um estilo minimalistas, ou pelas texturas, ou por certas paletas de cores, por exemplo. Você pega esses elementos que você gosta e começa a aplicá-los com mais frequência nos seus projetos autorais, e a tentar levar eles para projetos comerciais também. Então, isso vem de maneira natural com você praticando e colocando a mão na massa. Inclusive, sem a prática você pode não conseguir saber se curte alguma coisa ou não, e isso vale tanto para estilos quanto para softwares diferentes. Isso porque você pode gostar visualmente de um estilo, mas não se dar tão bem com o processo de produção do mesmo. Se você entrar numa neura de querer criar um estilo, você acaba não fazendo nada. Não fique se cobrando com relação a isso, e procure focar apenas em executar uma boa animação.
Se você quiser saber mais sobre essa busca pelo estilo próprio, confira esse artigo da Ester Rossoni aqui no blog, com algumas reflexões sobre esse assunto: Em busca do estilo próprio.
Sobre aprender a animar qualquer coisa
Sabendo como animar, você consegue animar qualquer coisa. Quando você sabe a lógica de animar, você simplesmente transfere essa lógica para outros objetos. Por exemplo, você não precisa fazer um curso para saber animar um avião, basta saber animar e observar como um avião se comporta, daí você vai saber animar um avião. Agora, é muito diferente você animar no After Effects e no Cinema 4D, por exemplo, pois são softwares com linguagens diferentes, por uma questão de ferramentas e técnicas com aplicações diferentes, porém os conceitos e princípios de animação são os mesmos para qualquer estilo. Uma das funções do animador é ser um observador. É necessário ter uma certa sensibilidade para observar os movimentos do mundo real e, a partir deles, fazer uma boa execução da animação. É importante também estar sempre consumindo referências de todos os estilos.
Este artigo é um resumo do que foi abordado na live TIPOS DE MOTION – PARTE 02, episódio 31 do Manual do Freelancer.
O Manual do Freelancer é uma série de lives apresentadas por Dhyan Shanasa e Ester Rossoni (os Supernova Duo), trazendo dicas para a comunidade e aprofundando na parte mais burocrática da indústria de motion design e animação. As lives do Manual do Freelancer acontecem nas segundas-feiras às 16h, no canal do Layer Lemonade no Youtube. Você pode conferir todos os outros episódios na playlist do Manual do Freelancer. Logo após o término da live, o episódio fica disponível automaticamente no canal.
Assista a live na íntegra (disponível acima, no começo deste artigo) para conferir todo o conteúdo discutido a respeito desse tema. A parte final da live é dedicada a responder perguntas, deixadas pela comunidade no chat ao vivo e também na caixa de perguntas disponibilizada no Instagram do Layer Lemonade e do Supernova Duo. Contamos com a sua presença na próxima live do Manual do Freelancer, na segunda-feira às 16h.