Transferência instantânea de arquivos do Figma para o AE usando o Overlord

Todo mundo já teve a dor de cabeça de ter que importar assets de programas não nativos da Adobe para dentro do After Effects, mas o Overlord está solucionando esse problema, um aplicativo por vez.

Na sua última atualização foi a vez do Figma. Dessa forma, agora você pode importar assets do mais novo queridinho app de design para o AE praticamente de forma instantânea.

Mas pera, o que é o Figma?

Para quem olha rápido, o Figma parece primeiramente um Canva para trabalhar em equipe. Contudo a ferramenta é bem mais que isso. Imagina um app onde você pode criar seus designs, receber feedback da equipe de criação e conseguir colaborar de forma interativa até mesmo com os desenvolvedores do projeto. Como o foco do aplicativo é design de interface, a associação com o Slack e o Github faz o processo ficar ainda mais dinâmico e perfeito para trabalhos que precisam de feedback rápido.

Ok, mas e esse Overlord aí?

De acordo com o site, o “Overlord é o espessamento do éter entre os silos da criação visual. É a linguagem não dita do cosmos que insufla vida à visão. É a manifestação de tudo o que já existiu e de todos os ramos potenciais que poderiam surgir.”

Poesia a parte, o Overlord é uma ferramenta que aprimora a conexão entre o Adobe Illustrator e o After Effects. 

Quem trabalha com o AE há um tempo sabe a dor de cabeça que é importar arquivos do Illustrator como imagens ou shape layers no AE. Para preparar os arquivos você precisa nomear meticulosamente todos os shapes em cada camada do arquivo do Illustrator. Logo após você vai converter esse arquivo em shape layers e rezar pra não ter que recriar a maioria das artes e textos. Só depois de tudo isso que você vai ficar livre para se preocupar com seus keyframes. 

Com o Overlord todo esse transtorno é resolvido com um clique.

O app não é gratuito (e nem é barato), mas você compra a licença e tem ele pra sempre. Nada de pagamentos mensais, com a licença você tem acesso vitalício ao programa e um ano de acesso às novas atualizações. Saiu uma atualização que você precisa muito depois de um ano? Você pode renovar a licença. Ainda está funcionando perfeitamente? É só continuar usando normalmente (bem parecido com os programas da Adobe antigamente).

O que você fazia com o Illustrator, agora com o Figma

Agora essa mesma facilidade de transferir assets está disponível para o Figma. Já tem o Overlord e quer testar a nova interação com o Figma? O Jake in Motion lançou esse tutorial explicando como transferir arquivos do Figma para o AE instantaneamente.

Curtiu essa novidade? Então saca só essa ferramenta de renderização absurda que estão desenvolvendo no Blender.

Boa semana!

Daniel desligando.

Comentários

comments