Podemos ver o rápido crescimento da inteligência artificial e como resultado encontramos cada vez mais projetos utilizando essa tecnologia. Recentemente a Dublin Simon Community (uma organização comunitária Irlandesa que ajuda os sem-teto) lançou o vídeo animado “Unfair City” feito por imagens geradas por IA.
IA e propósito social
Criado pela agência BBDO e pelo estúdio LOBO (lobo.cx), o vídeo conta a vida de Justin Cannon, um ex-sem-teto que agora advoca sua vida e se voluntaria na entidade. Justin foi entrevistado – e a partir de suas próprias palavras – conseguiram contar a história usando ferramentas como Midjourney e Disco Diffusion. Contou com a direção de Diogo Kalil e a ajuda do ilustrador Vini Bustamante pra guiar o estilo visual do curta.
O projeto surgiu com a finalidade de mostrar a crise dos sem-teto, um problema que vem se tornando maior a cada ano. Um dos desafios da entidade era conseguir mostrar toda a complexidade envolto as pessoas em situação de rua. Dessa forma, utilizaram o IA pra aumentar o engajamento e impactar o público mais jovem.
“Durante mais de 50 anos, contra as probabilidades e com recursos limitados, nos esforçamos a trazer ideias novas e criativas para proporcionar os melhores serviços possíveis às pessoas que dependem da nossa ajuda.”- Catherine Kenny, CEO Dublin Simon Community.
Outro obstáculo que encontraram era de como eles contariam as histórias dos sem-teto sem ser muito expositivo. Acreditam que essa tecnologia permite que os clientes do Dublin Simon contem suas histórias, empoderando-os enquanto protege sua dignidade e privacidade.
“Reviver momentos traumáticos nas suas vidas em frente de câmeras, luzes e microfones pode fazê-los sentir muito vulneráveis. O grande benefício de utilizar a IA neste caso é que permitiu a Justin contar a sua história nos seus próprios termos de uma forma visualmente envolvente e evocativa”, disse Robert Boyle, diretor criativo do BBDO.
Por fim, para se inteirar mais no assunto, saca só esses posts.
Fonte: Animation Magazine