Essa semana comecei a ler um livro que está me ajudando com os meus meus maiores desafios profissionais. Como organizar meu tempo, focar no trabalho e ser mais produtivo? “Manage your day-to-day: build your routine, find your focus and sharpen your creative mind“ é um livro que faz parte do projeto U99, criado pelo Behance com o objetivo de ajudar profissionais criativos a progredirem na carreira.
Este livro me deu tantos insights legais que eu vou escrever alguns artigos contando o que eu aprendi! Vamos aos pontos que mais me impactaram nos primeiros capítulos!
A imagem de capa é de
Qual é sua hora mais produtiva?
É importante que consigamos tornar a nossa produtividade mais atrelada ao ritmo natural do funcionamento do nosso corpo. Todo mundo, durante o dia, passa por picos de produtividade e também por momentos de baixa energia. Qual é o momento em que você é, naturalmente, mais produtivo? O meu – e eu acredito que o da maioria das pessoas também seja – é logo de manhã, no início do expediente de trabalho. Alguns podem ser mais sonolentos de manhã e mais produtivo a noite. O importante é: você deve sempre garantir que em seus horários de pico de produtividade, você vai estar dedicado às atividades criativas mais importantes do seu dia.
Tarefas como reuniões e responder e-mails, por exemplo, não devem ser feitas seu horário de maior produtividade. Reserve este horário pras as tarefas criativas mais importantes.
Construir uma rotina rígida é importante
Quando li sobre isso, logo pensei como rotina é uma coisa chata. Segundo Gretchen Rubin, uma das colaboradoras do livro, a rotina diz pro nosso corpo quando é a hora de se concentrar. Nos ajuda, inclusive, a não depender da chegada da bendita inspiração.
Se você acorda todos os dias no mesmo horário, senta na mesma mesa, com suas coisas organizadas sempre da mesma maneira e começa a trabalhar, o seu cérebro, com o tempo, começa a entender este padrão e usá-lo como gatilho para saber que aquele é o momento de se concentrar no trabalho. A rotina acostuma o corpo a fazer as coisas nos momentos certos e traz um grande benefício para nossa produtividade.
Resistir às tentações
No nosso mundo super conectado, o que não faltam são distrações. O WhatsApp está cheio de grupos enviando mil mensagens, e-mails de clientes ou colegas chegando, curtidas e comentários da nossa última postagem no instagram. Uma nova notificação é uma nova tentação de ir lá para verificar. Além disso, é muito ruim a sensação de que estamos deixando alguém esperando por uma resposta. Na realidade, a grande maioria das mensagens que recebemos podem SIM esperar algumas horas para serem respondidas. A solução é óbvia: devemos fazer o máximo para nos desconectar e deixar o celular longe. Falando assim parece fácil, mas na prática pode ser muito complicado.
O x da questão é que o esforço que você faz para resistir às mensagens também vai cansar sua mente e reduzir sua produtividade. Ou seja, é melhor você nem ficar sabendo que alguma mensagem chegou! Mesmo que você apenas escute a notificação do telefone e não pare para ler e responder, seu foco no trabalho já terá sido prejudicado e você não vai mais voltar com a mesma concentração.
Pouco a pouco
Criar uma rotina eficiente de trabalho, livre das distrações, e que te faz entrar sempre naquele estado de flow em que você fica tão focado que nem vê o tempo passar, é bem mais difícil do que parece. Principalmente hoje, na era do smartphone.
Você dificilmente se tornará uma pessoa extremamente focada da noite pro dia. Comece criando “blocos” de trabalho concentrado. Uma ou duas horas do seu dia onde você desliga todas as distrações e apenas foca no trabalho. Comece a perceber, conscientemente, quais são as distrações que te atormentam durante estes períodos e crie estratégias para se livrar delas.
Os dias parecem curtos demais para fazer tudo que precisamos, mas os autores do livro “Manage your day-to-day” garantem: se você criar uma rotina eficiente, vai ficar assustado com o tanto de coisas que se pode fazer em um dia inteiro.
–
Este artigo trouxe apenas alguns pontos das centenas de insights que o livro tem me trazido. Não deixe de comentar sua opinião para que eu continue trazendo mais coisas que eu tenho aprendido nos próximos artigos.