O Zbrush é um software fantástico, e muitos profissionais usam-no lado a lado com Cinema 4D. Há inúmeros workflows entre os softwares que justificam essa parceria. Você pode esculpir de maneira detalhada no Zbrush e trazer ao C4D,  pode “bakear” normal maps, texturas, etc. Mas e quanto a coisas mais específicas tipo Fibermesh?

No ZBrush existe o Fibermesh, que permite que se crie hair, fur ou mesmo vegetação. Não é um efeito de pós renderização; o Fibermesh cria geometria real. Significa que você pode exportar Fibermesh para o C4D de maneira fácil.

Isso se você quiser importar hair/fur como geometria, o que não dá espaço para criação posterior,  não existe modo simples em dominar ou editar hair em forma de geometria.

É aí que um script gratuito entra pra ajudar. Shawn Wang, Motion Designer baseado em Singapura, criou uma ferramenta simples e disponibilizou pra galera de graça.

Shawn esbarrou com um problema recentemente, enquanto trabalhava com ambos Zbrush e Cinema 4D: não se pode importar curves ou splines de um arquivo de OBJ com C4D. Claro, existem ferramentas de terceiros que permitem isso, mas custam caro.

A solução de Shawn foi criar um script python simples que pode converter elementos Fibermesh do Zbrush em Hair Objects no Cinema 4D.

Isso permite a flexibilidade de alterar, editar, estilizar e o que mais quisermos fazer com o Hair usando ferramentas nativas do Cinema 4D.

Visite a página de ferramentas personalizadas de Shawn para baixar o script: Zbrush Fibermesh for Hair C4D.


Fonte: Lesterbanks

 

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