O Zbrush é um software fantástico, e muitos profissionais usam-no lado a lado com Cinema 4D. Há inúmeros workflows entre os softwares que justificam essa parceria. Você pode esculpir de maneira detalhada no Zbrush e trazer ao C4D, pode “bakear” normal maps, texturas, etc. Mas e quanto a coisas mais específicas tipo Fibermesh?
No ZBrush existe o Fibermesh, que permite que se crie hair, fur ou mesmo vegetação. Não é um efeito de pós renderização; o Fibermesh cria geometria real. Significa que você pode exportar Fibermesh para o C4D de maneira fácil.
Isso se você quiser importar hair/fur como geometria, o que não dá espaço para criação posterior, não existe modo simples em dominar ou editar hair em forma de geometria.
É aí que um script gratuito entra pra ajudar. Shawn Wang, Motion Designer baseado em Singapura, criou uma ferramenta simples e disponibilizou pra galera de graça.
Shawn esbarrou com um problema recentemente, enquanto trabalhava com ambos Zbrush e Cinema 4D: não se pode importar curves ou splines de um arquivo de OBJ com C4D. Claro, existem ferramentas de terceiros que permitem isso, mas custam caro.
A solução de Shawn foi criar um script python simples que pode converter elementos Fibermesh do Zbrush em Hair Objects no Cinema 4D.
Isso permite a flexibilidade de alterar, editar, estilizar e o que mais quisermos fazer com o Hair usando ferramentas nativas do Cinema 4D.
Visite a página de ferramentas personalizadas de Shawn para baixar o script: Zbrush Fibermesh for Hair C4D.
Fonte: Lesterbanks