Title Design
Sabemos que no mundo do Motion Design existem muitos nichos e todos, dentro de um âmbito geral, possuem seus fundamentos e sua importância. Uma dessas áreas é a de Title animation, que é muito usado em abertura de filmes, séries, programas de tv e web, etc. Mas por trás da animação existe todo o pensamento e a expertise de um designer, o conhecido “Title Designer”. É ai que resolvemos separar 05 mulheres que fizeram história como Title Designers e que você precisa conhecer!
Nina Saxon
Nina Saxon é uma premiada Title Designer e diretora de arte de sequências de abertura de longas-metragens e televisão.
Depois de se formar no programa de cinema e televisão da UCLA em 1975, Saxon começou sua carreira como motion designer de comerciais e como animadora de efeitos especiais em longas-metragens, principalmente na trilogia original de Star Wars.
Em 1981, Saxon fundou a Nina Saxon Design e nas décadas seguintes produziu títulos e sequências de abertura para alguns dos filmes mais bem sucedidos e aclamados pela crítica de Hollywood: Romancing the Stone, Back to the Future, Beauty and the Beast, The Fugitive, Forrest Gump, The Craft, Contact, The Departed, and Salt. Saxon também trabalhou extensivamente na telinha, incluindo aberturas para Picket Fences, Wings, Early Edition e Gilmore Girls.
Ela ministrou cursos sobre title design na UCLA, na Chapman University e na Otis College of Art and Design.
https://www.youtube.com/watch?v=gp1ZWBlzktc
Sally Cruikshank
Sally Cruikshank é uma cartunista e animadora americana cujo trabalho inclui o curta metragem de 1975, Quasi at the Quackadero, Make Me Psychic, de 1978, e Face Like a Frog, de 1987, com músicas de Danny Elfman.
Ela criou as sequências do título de abertura para os filmes Ruthless People, Mannequin, Loverboy, Madhouse e Smiley Face (abaixo). De 1989 a 1999, ela animou e produziu segmentos animados e videoclipes para o programa infantil de televisão Vila Sésamo.
Em 2009, seu filme Quasi at the Quackadero foi introduzido no Registro Nacional de Cinema dos Estados Unidos e em outubro de 2012, várias impressões de 35mm do trabalho de Cruikshank foram exibidas no Museu de Arte Moderna de Nova York.
Barbara Laszewski Garner
Barbara Laszewski Garner é diretora criativa e Title designer com sede em Nashville, Tennessee.
Vindo da cidade de Nova York, Laszewski Garner estudou na Parsons, Pratt, e na School of Visual Arts, e depois formou-se bacharel em Belas Artes pela School of Visual Arts, especializada em design gráfico. Ela começou sua carreira como assistente de direção de arte na Carden & Cherry, uma agência de publicidade em Nashville, conhecida no final dos anos 80 por seus comerciais com o personagem Ernest, do ator Jim Varney. Logo ela se mudou para a startup Cascom para trabalhar em motion graphics. Em 1989, ela criou o motion graphics para a série de TV de Ernest P. Worrell, “Hey Vern, É Ernest !”, que lhe rendeu um Daytime Emmy Award. Ela continuou a trabalhar na franquia Ernest, criando sequências de títulos para Ernest Goes to Jail, Ernest Scared Stupid, Ernest Rides Again e Ernest Goes to School. Ela também criou pacotes gráficos e títulos de abertura para a CBS, TNN, PBS e CMT, além de gráficos para vídeos de música e TV.
Douy Swofford
Douy Swofford é Title Designer para aberturas de filmes, cartunista e escritora que mora em Los Angeles.
Ela desenhou sequências de títulos de abertura para mais de 25 longas-metragens, incluindo The Changeling, The Last of the Mohicans, The Naked Gun: From the Files of Police Squad!, The Philadelphia Experiment, New Jack City, and Tommy Boy. Ela é uma colaboradora do livro National Lampoon Presents the Very Large Book of Comical Funnies, publicado em 1975.
Ela também foi a designer de efeitos especiais para o filme Parasite de 1982.
Nadia Tzuo
Nadia Tzuo é diretora de arte e motion graphic designer e mora em Los Angeles.
Após graduar-se em 2003 com uma licenciatura em Design e Planeamento de Publicidade em Taiwan, Tzuo mudou-se para frequentar o Art Center College of Design onde se concentrou em motion graphics, concept art ambiental, branding e multimedia. Em 2011, ela se juntou à Prologue Films. Ela começou sua carreira na indústria de motion graphics como diretora de arte e direção criativa para a sequência do título da série de TV The New Normal (2012). Desde então, ela trabalhou em sequências de títulos, efeitos visuais, design de interface de usuário e arte conceitual para os setores de cinema, TV e jogos. Partipou de filmes como: X-Men: Apocalypse, Star Trek Beyond, and Rogue One: A Star Wars Story. In TV she has worked on title sequences including American Horror Story: Freak Show, American Horror Story: Coven, Feud: Bette and Joan, and Full Frontal with Samantha Bee.
Fonte: Art of the Title