O After Effects é uma ferramenta de design que muitos profissionais de Motion Design confiam. É por isso que é tão estranho que, nativamente, o AE só tenha funcionalidades rudimentares para o uso de grids e guides, algo que está na raiz de todos os softwares de design puro.

Ninguém vai substituir o After Effects com o InDesign, mas atualmente as animações utilizam muita tipografia. Não é bom soltar todos os elementos em uma comp e posicioná-los apenas com “olhômetro”, por isso uma ferramenta que lhe permita ter grids permutáveis, permitindo que modifiquemos shape layers guides, e ainda com layouts automáticos e “inteligentes”, é mais do que bem-vinda. Eis a GridGuide, uma nova ferramenta da MamoWorld.

Pois Motion Design não é estático

Se a ideia por detrás do After Effects é animação, faz pouco sentido que as guides nativas sejam tão inúteis quando as usamos com animação. É por isso que o GridGuide tem shape layer guides modificáveis. Todas as guides dessa ferramenta são baseadas em shape layers. Isso significa que você pode mover, girar, escalonar, parentar e animar como faria com qualquer outro elemento no After Effects. Esses tipos de guias tornam simples personalizar e alterar guides de design ao longo do projeto.

Por que demorou tanto tempo?

Simples: o After Effects não permite que extensões de terceiros acessem as guides nativas. Mas o pessoal da MamoWorld veio com uma solução inteligente: a extensão usa o Photoshop em segundo plano. Como o Photoshop pode criar guides, a ferramenta usa-o para gerenciar o que o After Effects não permite.

O GridGuide é imprescindível para quem usa o After Effects como ferramenta de criação, e não somente animação. Ele está custando $39,99 no aescripts + aeplugins


FONTE – Lesterbanks

Comentários

comments