A Grease Pencil foi criada como uma ferramenta que os animadores poderiam usar para desenhar notas e arcos diretamente na viewport do Blender. Ela permite que você desenhe esboços, anotações e observações de mão livre na maioria dos editores no Blender. Tudo é salvo com o arquivo, para que possa ser visto a qualquer momento. Desde a sua criação, a ferramenta assumiu diferentes aspectos, com recursos muito mais avançados.
A Grease Pencil pode ser usada para criar animações 2D em um espaço 3D. Na verdade, é uma ferramenta bastante incrível. As animações criadas têm aquela sensação de “feito à mão” difícil de se conseguir em softwares 3D. Por isso é interessante que a Grease Pencil esteja sendo atualizada para o lançamento do Blender 2.8.
O desenvolvimento da Grease Pencil está focado em três áreas principais: o primeiro é um espaço de trabalho dedicado e projetado especificamente para animadores 2D; outro é ter os elementos 2D como verdadeiros objetos 3D na janela de exibição do Blender.
“O foco principal é criar uma interface mais amigável para o artista 2D, mantendo as vantagens de ter um conjunto 3D completo por baixo.” – Daniel Martinez Lara
Por fim, a equipe está desenvolvendo novas ferramentas para suportar esses fluxos de trabalho, incluindo melhorias em pincéis e ferramentas de desenho.
https://youtu.be/VWvEdPWxhHY
Os créditos vão para os desenvolvedores da Grease Pencil, Antonio Vazquez e Joshua Leung; enquanto Daniel Martinez Lara e Matias Mendiola apoiam os com demonstrações e testes.
FONTE – Lesterbanks & Blender Blog