Squall é um plug-in para After Effects que converte animações vetoriais em código para iOS em tempo real. E, com o aplicativo complementar, Squall permite que visualizemos as animações no telefone sem sair do After Effects.
Soou como mágica ou bruxaria? Pois é, nós também achamos.
Embora o Squall transforme a parte de criar e animar interfaces para dispositivos móveis em algo super fácil, a configuração não é necessariamente para iniciantes.
Para utilizar plenamente as funcionalidades do Squall, você precisa de uma cópia do After Effect CC 2015 ou superior. Também vai precisar instalar o Squall SDK, que por si só precisa do Xcode 7.0 ou posterior para trabalhar. Não esqueçamos do app do Squall para iPhone, para que tenha previews, afinal a bruxaria é essa. Isso requer pelo menos iOS 8, já que nesse momento o Squall só tem suporte ao iOS.
Felizmente, o desenvolvedor do Squall, Marcus Eckert, incluiu um guia de instalação acessível no site oficial para ajudar a rapaziada a fazer o treco funcionar.
Depois que tudo estiver instalado, você precisa dar ao Squall acesso à rede e a capacidade exportar animações, isso permite que tenha as tão notórias pré-visualizações em seu dispositivo móvel.Trabalhando no Squall, pode-se exportar arquivos que serão interpretados pelo SDK para o aplicativo, ou então pode-se usar o modo de área de transferência para copiar e colar o código gerado. Um certo número de propriedades funcionará na animação, mas não todos. Por exemplo, as interpolações linear, bezier, e hold keyframes funcionarão. Propriedades como posição, escala, opacidade, rotação e visibilidade funcionam também. E Eckert afirma que animações em 3D são suportadas, mas podem ficar um pouco diferentes das originais do After Effects.
Em outras palavras, prepare-se para ter de fazer alguns testes e ver o que funciona ou não no iPhone.
https://vimeo.com/167126472
Squall parece ser um grande passo para fazer a ponte entre animações em After Effects e aplicar essas animações em código em apps móveis. Mas talvez seja apenas o começo.
A extensão é nova, e a partir de discussões na página Facebook do aplicativo, parece que existem alguns bugs para ajeitar. Além disso, o processo de instalação e todas as ferramentas necessárias, não o torna exatamente uma ferramente tão simples. No entanto, quando funcionar corretamente, o Squall economizará muito tempo e energia para animadores com foco em criar animações para apps de iPhone.
Quem quiser pode baixar o trial do Squall, mas ela permite apenas animações de um segundo. O Squall full está saindo por US$99 por lá também.
O aplicativo para iPhone Squall e SDK são gratuitos para download.
Fonte: Motion Array