Hesitante em gastar US $ 50 por mês para pagar por uma associação à Adobe? Aqui estão todas as alternativas NLE (Non-linear editing) que você tem disponíveis – gratuitas e pagas.
Embora a Adobe possa ser a melhor opção de NLE para a maioria dos cineastas independentes, produtoras e iniciantes, o alto custo de assinatura de US $ 50 por mês é suficiente para afastar algumas pessoas de um conjunto de edição altamente cotado.
Há uma infinidade de opções por aí que são gratuitas para usar ou exigem um custo inicial. Muitos criadores de conteúdo estão recorrendo a essas alternativas ao procurar seu NLE preferido. Então, hoje vamos mergulhar em todas as opções que você tem no mercado – seus prós, contras e preço – para que você possa decidir por si mesmo se deseja fazer a troca.
DaVinci Resolve 16
Estou começando com o DaVinci Resolve porque esta é minha primeira escolha absoluta para um NLE gratuito, incrivelmente poderoso e intuitivo. Há uma grande mudança acontecendo no circuito independente quando se trata do Resolve. Vimos um grande aumento nos criadores que mudaram para o Resolve devido à sua disponibilidade e confiabilidade.
Um dos maiores atrativos do DaVinci é sua plataforma de correção e classificação de cores. É de longe a melhor escolha para os niveladores profissionais de cores para corrigir e classificar imagens. O software também supera de longe o Lumetri Color da Adobe.
Com atualizações recentes, ele atualizou o Fairlight e o Fusion VFX – suas guias de áudio e VFX dentro do programa. A página de edição deles não é ruim. É um pacote completo de edição que pode ficar poluído e com uma timeline complicada. É também único para uma edição profissional e possui a maioria (e em alguns casos, mais) recursos do que todos os programas da suíte Adobe combinados.
Se você quiser aprender mais sobre o DaVinci Resolve e aprendê-lo, faça o download do programa gratuitamente e siga os vários tutoriais de Lewis McGregor para se familiarizar.
Prós:
- Incrível software de correção e classificação de cores padrão do setor dentro do programa
- Dá a você todas as ferramentas necessárias para fazer uma edição profissional em um programa
- Sem assinatura mensal ou custo inicial
Contras:
- Curva de aprendizado acentuada e, às vezes, difícil de entender UX
- O programa VFX não corresponde ao After Effects
Preço: Grátis
Avid Media Composer
Ahh, Avid – aquele NLE que os editores adoram odiar. É incrível no manuseio de projetos de longa duração, e as ferramentas de organização dentro do programa são difíceis de combinar. É o cavalo de batalha de todos os NLEs por aí.
Ainda é uma escolha esmagadora da NLE para a maioria das produções no nível de Hollywood devido às suas habilidades de compartilhamento de projetos e empresas. Depois das atualizações mais recentes, ele parece muito mais amigável e moderno em comparação com uma bolha cinza de blocos que costumava ser usado.
Prós:
- A escolha do NLE para grandes produções e editores sindicais
- software incrivelmente poderoso que pode lidar com projetos de longa duração
- Novo UX atualizado, mais limpo e fácil de entender
Contras:
- Curva de aprendizado incrivelmente difícil (sério, talvez você precise comprar um livro didático)
- Não é tão amigável quanto os outros NLEs
Preço: US $ 23,99 Assinatura mensal
Final Cut Pro X
O Final Cut Pro X é historicamente o principal concorrente do Premiere no mercado independente de NLE. Mesmo que você esteja cometendo um pecado fundamental entre os usuários do Premiere por sugerir o Final Cut sobre o Premiere, você escreverá isso com o mínimo possível de preconceito.
O Final Cut é uma plataforma de edição simples e contínua. Pode ser reproduzido como sendo o “iMovie Plus”, mas na verdade tem alguns cavalos de potência por trás de seu exterior simples e amigável. Uma das minhas partes favoritas sobre o Final Cut é a capacidade de executar tarefas de edição complicadas e condensadas em um efeito incrivelmente fácil de usar, arrastar e soltar. Há momentos em que se consegue usar efeitos que levam trinta segundos, ou que levaria cinco minutos no Premiere para ser executado.
Eles realmente trabalham para exibir um NLE de nível profissional, e suas plataformas de edição e áudio no programa são fáceis de usar e incrivelmente limpas. Um dos principais problemas que têm com o Final Cut é o fluxo da organização. A janela do projeto e o clipe é uma bagunça e difícil de organizar. Mas, para um projeto pequeno, é uma maneira mais rápida de obter uma edição limpa.
Prós:
- Fácil de aprender para iniciantes
- UX incrivelmente limpo e intuitivo
- Ótimo para sair rapidamente de um projeto
Contras:
- Disponível apenas no Mac
- Organização desarrumada para digitalizar através de clipes e para projetos em grande escala
Preço: US $ 299,99
hitfilm
O HitFilm Express é o programa mais próximo a ser exibido com estréia. É simples, extremamente intuitivo e, o melhor de tudo, é GRÁTIS.
O HitFilm Express é a opção preferida por muitos editores que gostam da simplicidade do Premiere, mas não querem pagar o dízimo mensal à Adobe. Ele tem um poder sério para um programa gratuito e também é ótimo para uma edição simples. Pode não estar no nível dos outros programas aqui, mas é uma das minhas primeiras recomendações para um editor que está entrando no jogo que não deseja gastar muito dinheiro em um programa de edição.
O HitFilm também oferece sua versão profissional por US $ 299, que oferece uma infinidade de efeitos e programas extras. Se você quiser saber mais sobre o HitFilm, eles têm um canal do YouTube extremamente ativo, com tutoriais e orientações do programa.
Prós:
- Programa de edição divertido e gratuito, perfeito para editores iniciantes
- Capacidade de produzir efeitos realmente interessantes e com aparência profissional, com orientações guiadas da FXHome
Contras:
- Não é tão profissional quanto os outros programas, não é muito aplicável à edição corporativa ou pós-comercial
- A versão Pro custa tanto quanto alguns outros programas de edição de alto calibre
Preço: Grátis para a versão Express / Pro – US $ 299
Sony Vegas Pro 17
Sony Vegas sempre foi o irmãozinho mais velho na luta pelo melhor NLE. Ele nunca tirou um pedaço da participação de mercado, mas ainda é amado e adorado por seus fãs e usuários. O que eu descobri com os NLEs é que você costuma ficar com o que aprendeu. Para a maioria das pessoas que estavam editando as capturas de tela do Call of Duty para o YouTube no início de 2010, o Sony Vegas foi o editor escolhido.
Agora o Vegas é um NLE completo com todos os recursos que você precisa. Mas, para ser sincero, mesmo com uma nova atualização, ainda parece que será lançado em 2015. O UX é desajeitado e o design do programa parece um pouco desatualizado. Ainda assim, é usado em todo o mundo como um editor de referência. O preço é bastante alto para um programa menor (especialmente quando você tem o Resolve disponível gratuitamente), mas ainda é uma opção contínua ao comprar seu novo programa.
Prós:
- Ótimo programa para usuários de Vegas
- Programas intuitivos de classificação de núcleos
Contras:
- UX desajeitado e dessatualizado
- Não é tão pesado quanto os outros NLEs em sua categoria
- Preço alto
Preço: US $ 399 para o Pacote Básico de Edição, US $ 599 para o Pro
Imagem da capa via Antonio Guillem
Fonte: PremiumBeat blog – Top Alternatives to Premiere Pro in 2019 — Free and Paid