Em busca do estilo próprio

Parece existir uma mistificação muito grande sobre a obrigatoriedade de desenvolver ou criar um estilo próprio logo de cara, quando se começa a ter contato com animação e motion ou ilustração, mas a verdade mesmo é que você, mais do que ninguém, está em total posição de testar coisas diferentes!

Acho válido dizer que em um mundo onde somos bombardeados por referências, artes e animações espetaculares, ser capaz de criar um estilo próprio está muito mais distante do que se pensa.

A questão é: você é o que você consome, logo, sua arte penderá e se baseará em referências que gosta, não necessariamente você desenvolverá seu estilo do zero e do dia pra noite, afinal, isso é algo que virá naturalmente com o tempo, sem ter que forçar a barra. Também por isso projetos autorais são tão importantes, pois são a melhor oportunidade e momento para explorar seu senso estético, seus gostos e o que é bonito pra você, sem a influência externa de um cliente, por exemplo, e principalmente, sem levar em conta agradar terceiros como uma regra.

Vale lembrar que o que é regra pra um artista que você admira, não necessariamente é nem deve ser uma regra pra você! Cada um de nós tem uma bagagem cultural diferente e gostos particulares, que vem desde a infância e da nossa criação, cada um tem uma história e isso influencia individual e diretamente em cada um, então não se sinta obrigado a consumir a referência que o outro consome, o seu caminho não será uma linha traçada igual ao do outro, nossa arte é uma grande mistura de tudo o que vemos, achamos belo e nos desperta algo.

Nem tudo é só design

Referências vão muito além do design, que é um pequeno detalhe no oceano que é o motion. Temos que tomar como referência também estilos de animação, como os movimentos são feitos, a intensidade com que se desenrolam e de que forma isso nos passa uma mensagem, um sentimento ou uma impressão, aí se vê uma personalidade. Ou seja, consuma animação se você quer ser animador, nem tudo que você precisa está limitado ao Motion Design, existem diversos estilos de animação que com certeza vão agregar algo ao que você quer produzir.

Observe! Olhe em volta e veja como o movimento das coisas na sua casa, da vista da sua janela, numa ida ao mercado, pode te inspirar e ser referência na hora que você sentar pra animar um projeto. Está tudo diante dos nossos olhos, é só saber enxergar.

As artes de capa e meio deste artigo são da maravilhosa Pola Lucas.

Comentários

comments