Está rolando um boato por aí que diz que o HitFilm 4 Pro é o software que pedimos aos deuses. Muitos animadores e artistas que são usuários assíduos do After Effects, comentam que esse tal HitFilm 4 Pro veio pra ficar e que, se a senhorita Adobe bobear, ele a desbanca. Será?
Grandes empresas de softwares de pós-produção costumam adicionar melhorias de forma vagarosa às suas suítes ou softwares, mas o HitFilm 4 Pro é um lembrete surpreendente de que a inovação não morreu.
Todos sabem que o mundo da pós-produção é notório pela criação de produtos contra-intuitivos (quando abri o AE a primeira vez comecei a rir de tão confusa a interface), mas a interface do HitFilm 4 Pro é o oposto disso. Os profissionais com o básico de edição de vídeo são capazes de descobrir como usar HitFilm 4 Pro de cá pra lá. O software é essencialmente uma fusão do Premiere Pro/Final Cut Pro e After Effects. O design elegante é fácil de navegar e os botões e ícones são todos praticamente auto-explicativos.
A workspace de edição é moderna e completa, com efeitos de áudio e vídeo fáceis de se perceber e usar. Apesar de não ter todas as características associadas a softwares de edição profissionais, ele tem todas as ferramentas básicas que precisamos para fazer um projeto de dificuldade simples ou intermediária. Na hora de editar, não existem reclamações sobre quaisquer tipos de bugs ou falhas no playback do HitFilm 4 Pro, e isso é excelente, tendo em vista que o Premiere Pro é famoso por seus engasgos.
A workspace de composição é uma versão híbrida 3D do After Effects – mas ao contrário do After Effects, não há necessidade de abrir um software separado. Composição é uma ótima maneira de descrever essa workspace, pois é para isso que o HitFilm foi projetado. Dentro da interface de composição, encontra-se uma série de efeitos, ferramentas e recursos que são versões aprimoradas dos plugins e efeitos nativos – ou não -, do After Effects. É bom lembrar que o HitFilm é baseado em layers, ao contrário de softwares high-end baseados em nodes.
HitFilm 4 Pro é o software de vídeo mais interessante que eu já usei. – Caleb Ward, The Beat
Ainda sobre essa parte, o HitFilm tem uma curva de aprendizado tranquila, e quem usa AE e trabalha com composição/edição reconhecerá várias ferramentas como máscaras, editor de curvas, parentar layers entre si, ferramentas de áudio e ferramentas de edição, modos de blend e outras coisas mais.
Os botões e ícones são grandes no HitFilm, o que é fantástico. Você não tem de espremer os olhos para enxerga-los. Obviamente, para quem usa telas pequenas, como notebooks, isso pode apertar o espaço de trabalho; nem tudo são flores.
Mas são as ferramentas e efeitos exclusivos do HitFilm que chamam a atenção. Pra citar somente algumas:
Pro Skin Retouch: Se você está trabalhando em um clipe de moda ou comercial, essa ferramenta do HitFilm é realmente um grande recurso. Pode-se facilmente selecionar a pele e suavizá-la.Também pode-se ajustar a saturação, a exposição, e brilho neste efeito. Há até uma opção para converter sua seleção em uma máscara preto-e-branco.
Hyperdrive: Embora este efeito seja muito específico, e acreditando que nunca usaria em um trabalho pago, eis aqui o Hyperdrive de Star Wars. Acho que eles colocaram isso só de onda, mas quem sabe? Um dia você pode ir trabalhar na Bad Robot e já sabe como usar o Hyperdrive.
Importação e manipulação de objetos 3D: Facilmente pode-se importar modelos 3D no HitFilm. Este é um recurso fantástico que dá uma vantagem considerável sobre o After Effects, que utiliza o Cineware para importar objetos 3D. De certa forma, as ferramentas 3D nativas do HitFilm 4 Pro funcionam de maneira parecida ao Element 3D.
Form-Based Particle Emitter: HitFilm tem uma ferramenta incrível chamada Atomic Particle Effect que cria um sistema de partículas que envolve tanto objetos 2D e 3D. É tipo um Trapcode Form nativo.
Ele ainda vem com o Mocha Hitfilm (para planar tracking, camera solve, etc.), e o Boris 3D Objects, que ajuda a melhorar a fraca ferramenta de texto nativa do HFP. Esses são apenas uns dos vários efeitos e ferramentas nativas do HFP. Existem várias outras, mas evitaremos sitá-las pra não puxar sardinha pra concorrência. Contudo, vale uma sacada no site oficial onde eles mostram o quê mais em partículas podemos fazer.
Mas no que o HitFilm 4 Pro é diferente do AE?
HitFilm 4 Pro é um software de composição antes de tudo. Os desenvolvedores claramente gastaram muito tempo aperfeiçoando os efeitos individuais. É um ótimo software para adicionar efeitos para seu projeto. Na verdade, um monte de efeitos e presets encontrados no HitFilm não podem ser encontrados no After Effects por padrão (fogo, fumaça, neve, etc.).
O fluxo de trabalho de composição do HitFilm é incrivelmente rápido. Apenas alterar entre abas é mais prático do que usar o Adobe Dynamic Link ou mesmo exportar movies. Usuários do After Effects vão se surpreender ao notar que pode-se ver as composições sem necessidade de render. O lance aqui é em tempo real.
O software é projetado para artistas e compositores iniciantes ou em nível intermediário. Sua interface grande e elegante torna-o incrivelmente fácil de usar, mas um pouco difícil de organizar quando se tem mais de 10 layers.
Isso quer dizer que o HitFilm 4 Pro substitui o After Effects completamente?
Hitfilm praticamente substituiu o After Effects na minha pipeline. Eu amo o software, mas há algumas ausências que me fazem voltar, vez ou outra, ao AE. – Triem 23, comentário de fórum
As vezes sim, outras não. HitFilm 4 Pro não é capaz de substituir o After Effects completamente, mas me parece que esse não é o objetivo. Ele é uma alternativa fácil de usar, pois oferece aos usuários um conjunto de poderosas funcionalidades que seriam extremamente difíceis de simular no AE; pra não dizer impossíveis. Além disso, há relatos de que o HitFilm 4 Pro é pelo menos 2x mais rápido que o After Effects em quase tudo.
Infelizmente – e esse infelizmente vai para nós motion designers -, o HitFilm perde do AE quando o quesito é animação/motion 2D. Ele tem algumas falhas graves como a falta de shape layers, expressões, editor de texto avançado e mesmo o pickwhip. Isso só pra citar algumas. Claro que isso não tira o brilho de um software bem pensado e lapidado em várias formas.
O programa foi claramente concebido com artistas em mente. Do playback rápido ao workpace 3D, o HitFilm 4 Pro tem praticamente tudo o que um aspirante a cineasta, compositor, artista ou VFX precisa para criar incríveis obras. Claro que não é o After Effects para motion design, mas nem tudo no mundo é motion design. HitFilm 4 Pro é o pioneiro em uma nova era de software de edição/composição, e se a Adobe não mexer as peças pode tomar um susto quando a HitFilm lançar uma nova edição do software abrangendo as ferramentas que “faltam”.
Para mais infos sobre o HitFilm 4 Pro basta acessar o site oficial dos caras.
Fonte: Fóruns pela web e The Beat
[sgmb id=”1″]