Enquanto a Epic Games se prepara para o lançamento do Unreal Engine 5, os criadores continuam a levar o UE4 ao limite, e aqui está o exemplo mais recente: Slay, um projeto de amostra que você poderá baixar em breve.
Em uma tentativa de inspirar e educar artistas, Edward Quintero e o Mold3D Studio criaram o Slay, um projeto de amostra que explora as técnicas do departamento de arte virtual e animação voltado para conteúdo de cinema e TV.
Setembro começou com a Epic Games lançando um vídeo que mostra o que vários criadores indie foram capazes de criar com a versão Unreal Engine 5 Early Access. The Unreal Engine 5 Early Access Community Highlight Reel, um curta – em menos de dois minutos – leva o espectador através de mundos incríveis construídos usando a versão Early Access do motor de jogo. Como observa a Epic Games, “destacamos alguns dos primeiros conteúdos gerados por usuários de nossa comunidade apresentando Nanite, Lumen e MetaHuman Creator em uma ampla gama de ambientes e configurações”.
É absolutamente fantástico e explica porque os criadores estão entusiasmados com o lançamento do Unreal Engine 5, e o que ele representa em diferentes setores. Mas o Unreal Engine ainda não morreu e continua a ser o software a ser usado para qualquer coisa, desde jogos até produção virtual. A Epic Games e seus parceiros continuam a expandi-lo e, no final de agosto, o desenvolvedor da Nvidia, Adam Marrs, twittou que o plug-in RTXGI v1.1.40 completo estava disponível no mercado UE4. Marrs observou que “Este plugin binário pode ser colocado diretamente no vanilla UE4.27. Não são necessários patches de código ou (re)compilação de mecanismo. Funciona com todas as GPUs compatíveis com RT.”
O Nvidia RTX Global Illumination (RTXGI) SDK, que foi disponibilizado pela primeira vez em março de 2020, permite que os desenvolvedores de jogos e artistas aproveitem o poder do ray tracing para obter iluminação global multi-bounce sem requerimento de bake, light leaks ou prohibitive run-time performance. RTXGI é compatível com qualquer GPU habilitada para DXR e é um ponto de partida ideal para trazer os benefícios do ray tracing para seus jogos e aplicativos.
Técnicas voltadas para conteúdo de cinema e TV
Explorar todas essas ferramentas é facilitado quando os desenvolvedores que são proficientes em usá-las compartilham sua experiência com aqueles que estão começando, e é isso que o Mold3D Studio está prestes a fazer, já que o estúdio irá compartilhar seu projeto de amostra de conteúdo animado Slay com a comunidade Unreal Engine. Com um currículo que inclui papéis na Industrial Light & Magic e Dreamworks Animation, e créditos na trilogia Matrix, Avatar e The Mandalorian (entre muitos outros), Edward Quintero, CEO da Mold3D Studio, tem mais de vinte e dois anos de experiência em liderança criativa, animação, efeitos visuais e environment art.
Agora, em uma tentativa de inspirar e educar artistas, Edward e seus colegas no Mold3D Studio criaram o Slay, um projeto de amostra que explora as técnicas do departamento de animação e arte virtual voltadas para filmes e conteúdo de TV, para compartilhar com a comunidade Unreal Engine. A Epic Games anunciou hoje que estará disponível para download em breve.
O projeto contém tudo que você precisa para criar o trailer de vídeo apresentado aqui, que foi renderizado inteiramente no Unreal Engine 4; o conteúdo também é gratuito para você usar em seus próprios projetos. A Epic Games acrescenta que “hoje, você já pode baixar o personagem herói, Windwalker Echo, para usar no Unreal Engine 4.27 ou Unreal Engine 5 Early Access; você pode reconhecê-la da demonstração do Unreal Engine 5, Lumen no Land of Nanite e o projeto Valley of the Ancient que acompanhou o lançamento do UE5 Early Access.”
Do Mandaloriano ao Slay
Edward Quintero formou o Mold3D em 2016, depois que se interessou em usar a tecnologia em tempo real e percebeu como ela poderia transformar o mundo da criação de conteúdo. “A tecnologia em tempo real tocou em mim e achei que é onde deveria concentrar minha energia”, diz ele. “Senti que era o futuro, porque consegui visualizar arte 3D em tempo real, em vez dos dias e semanas que a renderização tradicional exigia.”
Nestes primeiros dias de produção virtual, Edward estava usando o Unreal Engine para criar argumentos de venda para filmes e para visualizar ambientes para diretores, permitindo-lhes fazer scouting virtual e configurar tomadas, cores e iluminação que eram então alimentadas para os efeitos visuais onde terminariam o filme. Quando solicitado para fazer parte do VAD (virtual art department) do The Mandalorian, Edward decidiu criar “um estúdio exclusivamente dedicado à arte de ser um estúdio em tempo real “, acrescentando que “Eu estava tentando construir para o que vi que estava por vir – o futuro dos efeitos visuais. Todos nós podíamos sentir que isso estava acontecendo.”
Convidado de volta para se juntar ao VAD para The Mandalorian Season 2, Mold3D Studio também foi abordado pela Epic para trabalhar na demonstração Unreal Engine 5. Foi então que surgiu o projeto Slay. Com a empresa agora começando a obter um nome para a environment art, eles estavam animados para ilustrar sua experiência no desenvolvimento de histórias e design de personagens. Com exceção de Windwalker Echo, os assets de Slay foram todos projetados e criados pelo Mold3D.
Em breve, a Epic Games disponibilizará o projeto Slay para você baixar gratuitamente para explorar, aprender ou usar em seus próprios projetos. Hoje, você pode baixar o recurso Windwalker Echo para uso no Unreal Engine 4.27 ou no Unreal Engine 5 Early Access.
Fonte: ProVideo Coalition – Mold3D Studio: animation techniques aimed at film and TV content