ORÇAMENTO VERSUS PRAZO NO MOTION

Temos que saber como orçar um projeto a partir do prazo que temos ou criar um prazo a partir do orçamento que o cliente nos oferece. Logo, prazo e orçamento andam em conjunto. Seguem algumas considerações sobre prazo que são importantes de serem levadas em conta ao fazer o orçamento.

O mito do prazo do projeto e como ele realmente funciona

Esse mito nada mais é do que o cliente te dar um prazo definitivo para concluir o projeto e, chegando ao final desse prazo, o cliente te dá mais prazo e você acha que isso é lucrativo, pois você terá mais tempo para concluir o projeto. Se você acha que isso é lucrativo para você, não poderia estar mais enganado, a menos que esteja recebendo a mais pelo tempo adicional. O tempo que você ficará disponível para o projeto é o fator mais importante para definir quanto o projeto vai custar, pois o seu custo de manutenção e produção está atrelado ao seu tempo. Se o prazo acabar por conta da desorganização do cliente ou por motivos que fogem do seu controle, o orçamento muda, pois o seu tempo disponível para o projeto aumenta. O prazo do projeto não é o prazo do cliente, e sim o tempo que o cliente está te pagando por sua disponibilidade. O prazo é seu e também do cliente, sendo necessário que ele colabore para que o projeto seja entregue no prazo definido, e não aquele lance de você se desesperar para entregar a sua parte. O prazo do cliente é o tempo que você ficará disponível para o projeto, e não somente o tempo de execução.

A pessoa que te contratou precisa colaborar para que isso seja realizado, senão você precisará cobrar mais por isso. Ou seja, se o prazo que você tem para finalizar o projeto é um mês, e você fica disponível uma mês e quinze dias para esse projeto, sem receber um centavo a mais, você está trabalhando por quinze dias a mais do que foi acordado e gastando recursos durante esse período. Melhor dizendo, você está pagando para trabalhar durante esse tempo extra que ficou disponível para o projeto, se você não cobrar pelas diárias excedentes. Porém, se o prazo acabar por culpa sua, você não poderá cobrar mais pelo tempo extra necessário para finalizar o projeto. Do mesmo modo, se temos o direito de cobrar o excedente do cliente desorganizado que não cumpriu com o combinado, o cliente também tem direito de fazer o mesmo, caso ele seja organizado e cumpriu com tudo que foi combinado no prazo.

Um projeto organizado terá um prazo de produção que será obedecido por todos, sem a necessidade de gerar custos adicionais ou estresse. Ou seja, se quem está te contratando cumprir com todas as responsabilidades, te enviar todos os assets necessários e dar o feedback nos prazos estipulados, o projeto será finalizado no prazo acordado sem problemas. Lembrando que todos os termos devem ser deixados claros para o cliente logo na primeira reunião de orçamento. Exemplificando, o orçamento tem validade de “x” dias, e o projeto só iniciará após o recebimento de todos os assets necessários e com o adiantamento de 50% do valor total do projeto, com disponibilidade até a data “x” (prazo final), e se for necessário ir além desse prazo, o valor será renegociado. Esses termos devem ficar claros desde o início, pois se você não falar nada e quiser renegociar quando o prazo final do projeto estiver chegando ao fim, não terá esse direito porque simplesmente não foi combinado anteriormente. O prazo não é unilateral, então, o acordo deve ser bilateral; o cliente chegará com os termos dele, mas isso não quer dizer que são definitivos e impeçam que você apresente os seus próprios termos.

Prazo curto versus orçamento

A tendência é que, quanto mais curto o prazo, mais caro será o projeto, mas, também, existe a tendência de que prazos longos demais sejam mais onerosos. Ao mesmo tempo que cobramos pela urgência do cliente, no caso dos prazos muito curtos, se o prazo é longo demais devemos cobrar também pela lerdeza do cliente, por conta da quantidade maior de tempo que você ficará disponível para o projeto dele. Você deve cobrar caro, apesar de ficar disponível pouco tempo para o projeto, porque o cliente está com pressa. Em vista disso, você tende a trabalhar com muito mais avidez, e isso pode ser perigoso; às vezes ter que trabalhar até tarde da noite, às vezes no fim de semana. Do mesmo modo que, se o cliente não ter pressa para a entrega do projeto final, deve ser cobrado mais pelo longo tempo que você ficará disponível para o projeto dele. Prazo curto é sinônimo de orçamento caro porque o cliente está exigindo que você trabalhe por um período maior do que o normal para conseguir entregar o projeto a tempo. E mesmo se não for o caso de trabalhar virando noites e no fim de semana, você deve cobrar mais pela sua eficiência ao conseguir finalizar um projeto de maneira rápida. Afinal, é importante levar em consideração tanto o prazo curto quanto o longo na hora de precificar, e cobrar a mais tanto para um quanto para o outro caso.

O valor do seu tempo

Nosso preço tem mais relação com o tempo do que com a complexidade do projeto. Geralmente nós cobramos levando em conta a complexidade do projeto. “Esse projeto é difícil, então eu vou cobrar “x” valor.”, mas não é bem assim… O projeto pode ser fácil, mas se ele te custar o mesmo tempo que um projeto complexo, ele deverá valer tanto quanto. Por que? Simplesmente porque você precisará dedicar muito tempo para esse projeto. Há clientes que vão te pedir para ficar oito horas por dia, mesmo que em stand by, dedicadas a esse projeto. Mesmo que você esteja esperando pela aprovação do cliente ou por novos assets necessários para o projeto, a prioridade no momento é a sua disponibilidade para esse projeto, sendo que a qualquer momento você precisará dar andamento nele. O que prevalece em um orçamento é o tempo que você vai investir para finalizar o projeto, ou o tempo que o cliente vai pedir para que você fique disponível para o projeto. Caso você não cobre pelo seu tempo, você perde dinheiro em projetos com prazos infinitos.

Fuja dos chamados prazos fantasmas ou cobre por eles quando acontecerem. O “prazo fantasma” nada mais é do que, por exemplo, o cliente te dar um prazo de quinze dias e depois te pedir para você ficar mais dez dias disponível para concluir o projeto dele. Ou seja, o cliente não estava com essa urgência toda que deixou a entender. Caso isso aconteça, cobre a mais pelo tempo extra que você precisará ficar disponível para o projeto. Se o cliente não aceitar esses termos, caia fora dessa cilada! Se você aceitar sem questionar esse tipo de exigência do cliente, você precisará ficar disponível para o projeto por um tempo maior do que o combinado e sem receber nada por isso, te impedindo de fechar um novo projeto com outro cliente nesse período. Galera, fiquem espertos quanto a isso e sempre elucidem o cliente antecipadamente sobre o orçamento precisar ser atualizado caso o projeto necessite de mais tempo para ser concluído.


Durante a live, uma enquete ficou disponível para quem acompanhava ao vivo poder votar. A pergunta da enquete foi “O que é mais importante na hora de fazer um orçamento?” Com 219 votos, o resultado foi:

  • O escopo do projeto – 34%
  • O prazo de execução – 24%
  • Estou confuso – 21%
  • O seu tempo disponível para o projeto – 19%

Este artigo é um resumo do que foi abordado na live ORÇAMENTO VERSUS PRAZO NO MOTION, episódio 29 do Manual do Freelancer.

O Manual do Freelancer é uma série de lives apresentadas por Dhyan Shanasa Ester Rossoni (os Supernova Duo), trazendo dicas para a comunidade e aprofundando na parte mais burocrática da indústria de motion design e animação. As lives do Manual do Freelancer acontecem nas segundas-feiras às 16h, no canal do Layer Lemonade no Youtube. Você pode conferir todos os outros episódios na playlist do Manual do Freelancer. Logo após o término da live, o episódio fica disponível automaticamente no canal.

Assista a live na íntegra (disponível acima, no começo deste artigo) para conferir todo o conteúdo discutido a respeito desse tema. A parte final da live é dedicada a responder perguntas, deixadas pela comunidade no chat ao vivo e também na caixa de perguntas disponibilizada no Instagram do Layer Lemonade e do Supernova Duo. Contamos com a sua presença na próxima live do Manual do Freelancer, na segunda-feira às 16h.


Comentários

comments