Um evento fundamental na história da animação, um livro de memórias de uma lenda da indústria e um livro de instruções sobre uma parte pouco discutida do processo de produção de filmes de longa-metragem. Aqui estão três livros de animação para ler em 2022.
The Disney Revolt: The Great Labour War of Animation’s Golden Age, de Jake S. Friedman
A greve do artista da Disney em 1941 é talvez o evento mais importante na história da animação americana. Isso não apenas mudou permanentemente o negócio de produção de animação, mas também alterou o curso criativo do estúdio mais reverenciado da indústria. Por toda a sua importância, os eventos da greve nunca foram devidamente documentados – até agora. Este livro foi escrito por Jake Friedman, que passou a última década pesquisando a vida e a obra do animador da Disney (e líder não oficial da greve) Art Babbitt. Embora a biografia de Babbitt de Friedman ainda não tenha sido publicada, este livro promete ser uma leitura fascinante e essencial para qualquer pessoa que trabalhe no ramo. (Julho de 2022, Chicago Review Press)
Somewhere Out There: My Animated Life, de Don Bluth
Don Bluth, 84, é uma figura-chave da animação americana da segunda metade do século 20, cuja carreira teve incríveis obras artísticas (The Secret of NIMH) e (A Troll in Central Park). Sua dramática saída da Disney é um momento chave na história da animação contemporânea, e sua carreira posterior como produtor e diretor o levou ao redor do mundo, da Irlanda, onde fundou o Sullivan Bluth Studios, a Phoenix, onde lançou o breve Fox Animation Studios. Memórias escritas por grandes figuras da animação costumam ser uma decepção, e resta saber como Bluth será franco sobre sua carreira. Estou cautelosamente otimista de que esta será uma boa leitura. (Julho de 2022, Smart Pop)
Making the Cut at Pixar: The Art of Editing Animation, de Bill Kinder e Bobbie O’Steen
A edição na animação de longa-metragem é uma das coisas mais críticas, embora mal compreendida sobre partes do processo de filmagem. Em contraste com live-action, onde a filmagem é editada depois de filmada, o editorial na animação começa antes que um único frame seja animado. Este livro, co-escrito pelo ex-diretor editorial e de pós-produção da Pixar, promete levantar o véu sobre como a Pixar aborda o editorial. O livro oferecerá estudos de caso, bem como novas entrevistas com editores, diretores, produtores e cabeças criativas da Pixar. É raro ver livros sobre o processo de produção de filmes da Pixar que não sejam publicações oficiais da Disney – e a maioria dos livros oficiais tende a economizar nos detalhes da produção – mas a longa carreira de Kinder no estúdio garante autoridade e dá a ele acesso a figuras-chave no estúdio que pode dar corpo ao processo. (Maio de 2022, Routledge)
Fonte: Cartoon Brew – 3 Animation Books I Can’t Wait To Read In 2022, escrito por Amid Amidi.