A área criativa é lotada de áreas cativantes. Temos design, ilustração, animação (que pode ser abstrata, frame a frame, 3D, cutout, …) modelagem 3D, storyboard, editor, e muito mais! Para quem não está por dentro de cada processo, essas áreas podem parecer muito próximas a ponto de te fazer pensar “Caramba, eu acho que eu poderia aprender tudo isso e aumentar meu leque de atuação” ou “Posso me tornar um especialista em todas elas já que gosto de todas!”
Porém, a partir do momento que seus estudos vão avançando você acaba vendo que essas áreas são muito abrangentes e que para ficar realmente bom em todas elas você teria que ser um verdadeiro Wolverine imortal e logo se frustra. Ainda mais no começo onde é um pouco mais difícil ganhar dinheiro e quando os trabalhos vão aparecendo aos poucos. As recompensas parecem distantes e sua escolha acaba parecendo a escolha errada.
Eu tive esse momento e achei importante falar sobre ele. Sempre fui uma pessoa que gostava de fazer muitas coisas ao mesmo tempo mas percebi que mais gastava energia do que aprendia de fato o conteúdo quando não definia minhas prioridades. A ansiedade de querer ser boa logo em um assunto para partir para a próxima área me consumia e eu pensava “eu preciso ver essa aula em velocidade 2x só assim vou conseguir terminar esse módulo e conseguir focar em outra coisa logo” ou “eu preciso ser boa em todas pois essa que eu escolhi não está dando frutos”.
O que posso dizer para construir essa prioridade é: Conhecer você mesmo. Quais são seus backgrounds culturais? O que você consumia mais quando era criança? Filmes, jogos, animações? O que você tem facilidade em fazer? Você tem alguma urgência financeira ou alguma limitação de saúde? Qual seu sonho como profissional? Quem são os artistas que você admira? O que você quer construir na vida?
As vezes o simples fato de você estar precisando de mais dinheiro para manter um conforto desejado pode fazer com que a resposta seja diferente. Foi o que eu percebi quando vi que eu precisaria, com toda a certeza do mundo, virar freelancer. Já que o salário que tinha e um trabalho fixo me impediriam de realizar meus objetivos.
Prioridade está relacionada com o seu ser. Cada um tem uma prioridade e ela pode mudar ao longo da nossa vida. Perfeitamente normal. Mas são nossas prioridades que definem nossos passos diários e mostram qual direção que devemos tomar.
No entanto, se você está em dúvidas ou não sabe responder muitas perguntas sobre si ainda, talvez sua prioridade seja justamente poder “se encontrar” se descobrir e definir o que você gosta e o que você não gosta.
Comece escolhendo uma área que acredita que goste mais, passe alguns meses estudando e testando atividades ligadas a essa área. Se você gostar e se sentir empolgado, continue. Caso deseje mudar de curiosidade, dê uma olhada em uma área vizinha. Converse com pessoas também, elas podem te ajudar nessa jornada.
“Alice perguntou: Gato Cheshire, pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?
Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – respondeu o Gato.
Eu não sei para onde ir… – disse Alice.
Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”
Espero que gostem desse artigo e que consigam encontrar seu caminho (e também respeitar sua trajetória). 🙂
Abraços!