Substituições saudáveis

Você já deve ter estado nessa situação: Programou diversas metas para o ano, definiu a rotina perfeita para alcançar seus objetivos profissionais, dia após dia você iria começar a pesquisar referências, produzir, terminar aquele tutorial ou fazer o demo reel perfeito… Mas quando você se dá conta, passou o dia inteiro rolando o feed do Instagram, ou no Tik Tok, arruinando todo aquele planejamento que você queria tanto seguir.

Nós costumamos fazer isso quando estamos com falta de motivação ou bastante cansados. Logo, é perfeitamente normal ter dias que não conseguimos produzir como gostaríamos e meu conselho para dias assim é: Respeite esse tempo e faça algo que você goste! Ou… tenha um tempo do seu dia para o lazer, mesmo que sejam 40 minutos diários, dessa forma, não acabará procrastinando todos os dias. É importante ter equilíbrio.

No entanto, se você for uma pessoa como eu e ama o que faz e realmente se sente bem em pesquisar e aprender mais sobre sua área de atuação com certeza vai ter dificuldade de separar os momentos de lazer dos momentos de trabalho. A saída que encontrei para isso foi mesclar diversão com trabalho criando substituições saudáveis.

Então, pense comigo, o que seria mais saudável para sua carreira: Assistir 1h de vídeos aleatórios que os algoritmos te jogam na sua cara ou curtir uma hora de um belo jogo indie daqueles que a direção de arte sempre te encheu os olhos? (Lembrando que muitos jogos indies são bem curtinhos, por isso os citei como comparativo). Ai vai outra realidade: Vale mais ler 50 comentários de xingamentos de opiniões no Twitter ou ler um livro de ficção daqueles que te faz imaginar, criar, soltar a imaginação como você costumava fazer quando mais novo?

Ver um vídeo de fofocas sobre pessoas que você nem conhece ou conversar com um amigo da área que você não fala há um tempo?

Duas horas de discussões em grupos de motion ou assistir um filme que você estava adiando anos para ver?

Rolar duas horas no feed do facebook ou instagram ou duas horas no Pinterest recolhendo referências para algum projeto pessoal? (mesmo que ele nunca se inicie, só de estar em contato com outras artes, nossa motivação cresce bastante!)

Outras ideias de substituições saudáveis que encontrei e formas de encaixá-las em sua rotina:

Duolingo: Um aplicativo que lhe ensina o básico de algum idioma. É perfeito para situações de espera. Você está esperando um atendimento ou está em um engarrafamento e pode aprender uma nova lingua. Particularmente gosto fazer um exercício assim quando acordo ou quando vou dormir. Gosto da sensação de dever cumprido logo no início do dia 🙂

Ouvir podcasts: Companheiro perfeito para nos acompanhar enquanto tomamos banho ou lavamos a louça. Já ouvi de tudo! E é muito bom ouvir histórias de outras pessoas e sobre seus assuntos favoritos pois cria-se bagagem, opiniões novas e ainda mais: Te faz imaginar situações, cenas e diálogos. É realmente ótimo para a criatividade. Sobre a área criativa, eu recomendo fortemente o IconiCast, mas incentivo fortemente a procurar sobre novelas ou narrativas pelo Spotify!

Ter dois instagrans: Um pessoal e um só com artes e referências que você curte. Assim, você consegue ficar mais perto da criatividade em si.

Se desligar das redes: Às vezes é necessário. Talvez começar algum hobbie manual como colagens, desenho ou pintura irá te trazer muito mais prazer do que gastar o tempo vendo vídeos aleatórios no Youtube. Além do mais, esses exemplos também ajudam na criatividade e no nosso senso de estética e composição.

Claro que a intenção desse post não é dizer o que você deve ou não deve fazer, cada um sabe de suas prioridades. Mas senti a necessidade de falar sobre isso quando eu mesma me vi em uma situação semelhante onde tudo que eu fazia parecia não me acrescentar em nada, e eu me frustrava com isso. Cheguei a apagar meu Twitter e recentemente, parar de acompanhar diversas páginas que curti lá nos meus 16 anos de idade e que não fazia mais parte da pessoa que me tornei (ou da pessoa que eu quero me tornar). Portanto, acredito ser uma reflexão válida. Afinal, tudo na vida é questão de escolha e eu, sem dúvida, gostaria de ter tido melhores escolhas no passado.

Espero, como sempre, que esse texto possa ajudar mais alguém! Tanto a reflexão quanto a ilustração do artigo são de minha autoria. Se gostar e quiser ver mais coisas minhas, convido-lhe a seguir meu Instagram: @bonne_art . Nos vemos lá! 🙂

Comentários

comments