Muito se tem falado sobre este tal de Metaverso, isso me lembra dos primórdios da internet, quando muito se falava, mas ninguém sabia ao certo o que era, então vamos aqui explicar um pouco sobre este novo mundo e suas possibilidades mercadológicas.
Metaverso é um espaço 3D conceitual de realidade aumentada onde várias pessoas se conectam e vão tocando a sua vida através de um avatar. Este conceito surgiu pela primeira vez através de um romance de ficção científica chamado Snow Crash, escrito por Neal Stephenson. A princípio está ideia lembra muito o que Second Life apresentou ao mundo em 2003, porém a segurança da informação dentro do Metaverso é baseada em blockchain, o que permite o uso e gerenciamento de criptomoedas e NFTs.
O Metaverso combina jogos, gameficação, socialização, economia, identidade digital e governança descentralizada e várias outras funcionalidades. É tudo muito novo ainda, existem inúmeras possibilidades e problemas técnicos a serem enfrentados, mas é o início, e quem se aventurar a ser pioneiro pode acabar colhendo bons frutos.
Mais possibilidades para o mercado criativo
O Metaverso funciona utilizando os mesmos princípios dos games, logo são necessários desenvolvedores, modeladores 3D, animadores e todo tipo profissional envolvido na indústria dos games, lembrando que já existe uma escassez de profissionais nesta indústria, e a tendência é que ela aumente com a chegada do Metaverso, este é um excelente momento para se aprender 3D.
Nem tudo é 3D
O 2D caminha lado a lado com o 3D, pois o uso dos HUDs (Head up display) já fazem parte da ambientação dos jogos em geral, então meu caro motion, este mercado também é pra você!
O que me fez olhar para o Metaverso?
Além do fato de vários especialistas considerarem que o Metaverso vai ser a nossa nova “revolução industrial” tenho visto muitas empresas se articulando para fazer parte deste movimento, tudo muito devagar ainda e sem definição, mas lembrem-se que nos primórdios da internet era a mesma coisa e quem surfou na onda prosperou. Já tem gente procurando profissionais para a construção de projetos para o Metaverso, então a minha sugestão é que vocês procurem todo tipo de informação relacionada ao Metaverso, estudem 3D e aprendam os conceitos de UX e UI para a concepção de HUDs, uma coisa eu garanto, este tipo de conhecimento não vai se perder, independente se o Metaverso vingar ou flopar, com este foco de estudos vocês só tem a ganhar.
Imagem do autor