Você já se sentiu perdido e sem rumo? Já teve aquela sensação de ser o hamster correndo na rodinha? Por mais que você se esforce o sentimento dominante é o de insatisfação e frustração?
Então é hora de você expandir a sua mente e fugir destas correntes que te prendem.
Desde o início da nossa jornada como seres humanos, a sociedade vigente nos coloca dentro de caixas e formas, é o tal fato social, que segundo Durkheim são as formas de agir, pensar e sentir que a sociedade empurra para os indivíduos, forçando assim a uma adaptação, que muitas vezes pode ser muito sofrida. A maior prova desta aniquilação do indivíduo, é o fato de muitas vezes nos enxergamos como um profissional, e nunca como uma pessoa, como se a nossa única função nesta vida fosse ser uma engrenagem de uma gigantesca máquina de moer gente.
A pressão social que sofremos ao longo da vida, muitas vezes atrofiam a nossa mente, fazendo com que percamos a perspectiva das coisas, acabamos vivendo para agradar aos outros e deixamos os nossos sonhos de lado, aniquilamos nosso eu criativo e nos tornamos reféns do consumismo desenfreado, pois consumir como se não houvesse amanhã é o anestésico de curta duração preferido da sociedade contemporânea.
Eu não quero aqui dizer que a vida profissional ou ter bens não tem a sua importância, o problema é quando só enxergamos isso, quando nossa vida orbita ao redor destas coisas e acabamos tendo a nossa visão ofuscada, acabamos esquecendo o que realmente importa e que nos traz equilíbrio. Toda esta pressão social limita nossa visão, cria medos e inseguranças que aprisionam a nossa mente, acabamos esquecendo de quem somos e assim perdemos o propósito.
Como posso expandir a mente?
O primeiro passo para qualquer mudança é sempre admitir a necessidade de mudar, neste caso é entender que a nossa mente carece de liberdade, partindo deste ponto devemos nos perguntar o que realmente nos motiva, qual o nosso real propósito? Para começarmos esta jornada de expansão mental, deixo algumas perguntas pertinentes:
1- Você consegue contemplar as pequenas belezas do dia a dia?
2- Você consegue se desligar totalmente do trabalho?
3- A opinião dos outros tem peso nas suas decisões?
4- Tem algo que você gostaria de fazer profissionalmente, mas não fez por causa dos outros?
5- Você tem medo de mudanças?
6- Você sente compulsão por consumo?
7- Você já praticou meditação?
O sim dado nas perguntas 1,2 e 7 são os pontos fundamentais para o início de uma desintoxicação mental, pois falamos de contemplação, mudança de ciclos e autoconhecimento. Contemplar o simples nos abre os olhos para novos mundos, assim como a meditação, que nos faz conhecer o nosso universo interior. O sim dado nas demais perguntas apontam para o que nos aprisiona, então este é o momento de parar um pouco, respirar e analisar a situação.
Tente experimentar coisas novas, novos sabores, novos sons, novas leituras, experimente sem medo da opinião alheia. Faça as mesmas coisas de sempre de formas diferentes. Permita-se errar, pois quem não tem medo do erro experimenta mais e acaba evoluindo mais também.
Expandir a mente é um exercício diário de pequenas e graduais mudanças, é entender o que realmente importa, é a descoberta de novas possibilidades, é sair do lugar-comum e tomar as rédeas das nossas vidas para atingir a plenitude, é criar uma armadura contra as opressões sociais do dia a dia e viver a vida com mais leveza.
Imagem do autor