Quando começamos no motion é normal querer testar diferentes áreas. Tudo parece divertido e nessa fase inicial a experimentação é muito positiva, porque ainda não sabemos exatamente o que fazer.
O grande problema é quando essa fase experimental se prolonga demais e você acaba virando um generalista que não é bom o suficiente em nada. Você sabe o básico de after, consegue se virar no 3D e até arranha um pouco no frame a frame, mas todos os seus trabalhos são de iniciante, nada bom o bastante pra colocar no portfólio e ainda mais distante do sonhado fluxo constante de jobs. Talvez você ainda nem tenha conseguido o primeiro job ou eles sejam esporádicos demais e aparentemente mais dependentes de sorte do que de habilidade.
O seu balde está furado meu amigo. Pense em cada área do motion como um balde composto por partes fundamentais. Por exemplo, na animação frame a frame ele seria composto por desenho, princípios básicos de animação, softwares, colorização, iluminação, clean up, etc. Dominar cada uma dessas habilidades leva tempo, então imagine que cada habilidade que você não domina é um furo no seu balde. Os jobs e as peças de portfólio são o fluxo de água, então quanto mais furos seu balde tem, menor a qualidade das peças que você produz.
Agora me responda: como você resolve o problema de um balde furado? A maioria das pessoas acredita que é só conseguir novos baldes. Como as suas peças de portfólio são ruins você acredita que o problema é a área que escolheu, então se aventura em outra. O problema é que em uma nova área o seu novo balde é ainda mais furado, o que não resolve nada no longo prazo. Além disso você tem o julgamento errôneo de uma pessoa pouco experiente e acredita que o que você produz com essas novidades é melhor do que realmente é. Pesquise o efeito Dunning-Kruger que você vai entender o que estou falando.
A melhor solução é a tediosa tarefa de consertar os furos do seu balde. Digo tediosa porque depois daquela fase de experimentação o que te resta é refinar as habilidades para produzir trabalhos melhores. O escritor do New York Times Neil Strauss escreveu: “O sucesso vem de fazer a coisa mais óbvia por um período de tempo bem longo, sem se convencer de que você é mais inteligente do que é”. O que te eleva além do nível de iniciante não é uma cartela extensa de habilidades mal desenvolvidas, mas aquelas poucas habilidades extremamente consistentes que produzem trabalhos de qualidade superior e que mostram que você dá conta do recado. Isso é importante também para montar seu portfólio, já que é fundamental os seus projetos estarem em sua maior parte dentro da sua zona de conforto. Caso tenha interesse em como se organizar para montar seu portfólio, você pode ver um passo a passo detalhado neste post aqui.
Via de regra, a melhor ordem para se aprimorar é primeiro consertar o seu balde, depois fazer o que você já sabe em maior quantidade e mais rápido e aí sim pegar novos baldes. Vamos supor que você anime personagens, imagine o quanto o seu trabalho iria melhorar se você se dedicasse a ficar rápido e eficiente no rigging. Todo mundo adora um objeto brilhante, mas no âmbito profissional uma novidade raramente se paga no longo prazo. Lembre-se sempre: Melhor > Mais > Novo.
Boa semana e bora estudar e praticar porque esses furos não vão se tapar sozinhos.