Salve, salve nação blenderiana, neste artigo vamos apresentar a solução para quem tem problemas na hora do render. Quem nunca quando começou a dar os primeiros passos no 3D, vivenciou momentos de terror na hora do render?
Então se preparem para conhecer o SheepIT, o matador de PC fraco!!!
O que é o SheepIT?
O SheepIT é o que chamamos de Render Farm, que nada mais é do que um cluster de computadores que tem como função paralelizar o trabalho de renderização de imagens geradas através de computação gráfica. Estas imagens podem ser tanto estáticas (no caso de still para propagandas publicitárias, por exemplo), animações ou efeitos especiais para filmes. São diversos PCs compartilhando processamento de forma simultanea.
Em vez de renderizar sua animação quadro a quadro em seu PC local, o trabalho está sendo dividido em vários quadros (ou mesmo blocos) e cada máquina no render farm renderiza apenas alguns deles. É a renderização distribuída.
Distribuída neste contexto significa que em vez de usar 1 grande sala de servidores, SheepIT usa PCs de usuários que se conectam a ele em todo o mundo.
Estatística de uso do SheepIT durante um render
Render Farm totalmente gratuita
Você pode usar o serviço na faixa, no bom e velho 0800, mas existem regras, o SheepIT usa um sistema de pontos para priorizar o trabalho. Você ganha pontos renderizando cenas 3D de outras pessoas, você gasta pontos renderizando seus próprios projetos. Não é uma troca de 1-1 embora. A fórmula exata para ganhar e gastar pontos é explicada no SheepIT FAQ, mas para simplificá-la: você ganha pontos quase quatro vezes mais rápido do que os gastou. Além disso, existe um sistema de “patrocínio”, outros usuários podem renderizar em seu nome. Se você está precisando de pontos, basta perguntar na comunidade do Discord do SheepIT. Frequentemente tenho visto pessoas ajudando outras pessoas. Não importa quantos pontos você tenha – seu PC priorizará a renderização de seus projetos primeiro.
Como usar?
Primeiro, você precisa criar uma conta. Em seguida, você baixa um cliente (disponível para Windows, Mac e Linux), que você executa. O cliente primeiro baixará o Blender, renderizará um quadro de teste e começará a renderizar os trabalhos.
Para renderizar seu próprio projeto, você deve garantir que ele possa ser executado em qualquer PC. Há uma lista de verificação na página da Web de envio do projeto , mas as coisas mais importantes a serem observadas são:
- Só é possível renderizar em Blender Eevee e Cycles
- O output deverá ser JPG ou PNG
- Os caminhos para “external data” (caso exista) devem ser relative
- Na Performance, o número de threads deverá estar definido para Auto-detect.
- Os arquivos não devem usar acentos, ç ou espaços em branco.
- O tempo de renderização deverá ser inferior a 20min por frame num pc quad-core
- Deve limitar a renderização a 3000 frames por ficheiro
- Pode enviar o arquivo .blend (com external data packed) ou arquivo zip mas tenha atenção aos caminhos (devem ser relativos!)
- Depois, é ir verificando o progresso, fazer download das frames quando estiver concluída a sua renderização e remover o projeto depois de terminado.
Agora vai ficar mais fácil pensar em projetos mais robustos sem temer o momento do render!