“27” – O curta que ganhou a Palma de Ouro

Flóra Anna Buda ganhou a Palma de Ouro no festival de Cannes com o seu curta intitulado “27”, o primeiro curta a ganhar o prêmio desde 2015.

Buda é uma renomada diretora de animação graduada no Moholy-Nagy University of Art and Design (MOME) em Budapeste. Anteriormente ela já havia conquistado muito prestígio  pelo seu filme “Entropia”, que ganhou o Teddy e foi nomeado no Urso de Ouro em 2019.

A animação conta a história de uma mulher chamada Alice, que aos 27 anos de idade se vê encurralada e sufocada em sua casa, pois vive com os pais e seu irmão mais novo. Se sentindo presa, ela regularmente visita seus sonhos pra sair de sua realidade monótona. Embriagada, ela se envolve em um sério acidente de bicicleta após uma festa psicodélica. Mas será que um encontro com a morte será suficiente para que ela assuma o controle de sua vida?

Processo de Criação

Anna levou 3 anos pra realizar o filme e seu primeiro grande desafio foi escrever os diálogos, por não ser uma pessoa muito verbal. O segundo desafio foi o processo de colorização da animação, onde ela desenvolveu um método muito difícil para que a equipe pudesse aplicar.

A criação de cenários e personagens foi bem fluida, ela estava presa a um outro roteiro e depois de um tempo só começou a desenhar pra ela mesma, sem pretensão. Posteriormente descobriu que havia certa semelhança entre as imagens, mas ainda era muito vago.

Depois de um tempo, mostrou para um dos produtores do filme seus esboços e ele disse que esse era o filme. Ela queria que o estilo fosse diferente de “Entropia”, mas que mantivesse os mesmos símbolos e sistemas.

O resultado é uma animação impressionante, repleta de elementos psicodélicos combinados com uma trilha sonora eletrônica, onde as cores te transportam para a realidade e também para o mundo dos sonhos.

Produtores: Emmanuel-Alain Raynal, Pierre Baussaron, Gábor Osváth, Péter Benjámin Lukács.

Editor: Albane Duplessix

Animação: Natália Andrade, Melinda Kádár, Zoltán Koska, Gábor Mariai, Luca Tóth, Borbála Zétényi, Flóra Anna Buda

Chefe de Clean-up e Coloração: Vivien Hárshegyi

Clean-up e coloração: Luca Ábrányi, Eszter Kardos, Borbála Balázs, Fanni Kávai, Róza Lilla Balikó, Borbála Mákó, Anna Csabai, Zsanett Mess, Zsófia Csánki, Viktória Nick, Petra Czakó, Zsófia Pethö, Zita Dávid, Vivien Péter, Dominika Demeter, Szilvia Séra, Nikolett Fábián, Eszter Szabó, Nina Glavaskii, Márton Szakonyi, Vivien Hárshegyi, Szabina Szenográdi, Orsolya Hegedüs, Zsófia Szénásy, Orsolya Imre, Borbála Tompa, Ildikó Jéney, Anna Tökés, Andrea Kiss, Judit Wunder, Lili Král, Eszter Zsolna

E se você gosta desse tipo de animação super estilizado com temáticas adultas, confira essas mostras de animação do Annecy Festival.

Fonte: Animation Magazine

Comentários

comments