Mostra de animações do Annecy Festival

Annecy é um festival que acontece anualmente em junho, na cidade de Annecy, França. É um dos eventos mais importantes na indústria, com a finalidade de juntar milhares de profissionais da área e entusiastas da animação.

A seleção de showcases do festival contou com diversas animações em diferentes categorias e nesse post mostrarei as produções autorais destinadas ao público adulto. Todas as produções estão em andamento, embora o status de produção possa variar radicalmente de um título para outro.

Exibições

O Filha da P*ta (Brasil)

Direção: Otto Guerra, Tania Anaya, Erica Maradona, Sávio Leite

Para a nossa felicidade, temos uma animação brasileira nessa lista. “O Filha da P*ta” é uma comédia dramática que conta a vida de Ismael, um menino que escapa para a cidade grande de sua cidade no interior de Minas Gerais, onde sua mãe administra um bordel. Mas ele não pode escapar de suas origens.

Fonte: Anaya

 “O filme aborda aspectos que as pessoas não têm em comum, como a língua e a estética, uma evocação da brasilidade, em um momento em que o mundo está experimentando a crescente globalização e seu consequente esvaziamento e/ou apagamento das culturas locais”, comentou a produtora executiva Tatiana Mitre, da Anaya Produções.

Heirloom (Índia)

Direção: Upanmanyu Bhattacharyya

A história se passa nos anos 60 em Ahmedabad, durante o período de grande evolução tecnológica. Ela narra a história de Kirti, que gasta uma grande quantia de dinheiro em um museu de tecelagem manual, enquanto sua esposa Sonal deseja que ele invista em negócios relacionados à tecelagem mecânica. Entretanto, o casal descobre uma tapeçaria mágica que os transporta para o passado, revelando a história da família.

Fonte: Otter Studios

 A animação apresenta quadros pintados à mão, com um fundo de tapeçaria que traz um visual de textura pesada pra animação. Assim como a técnica de animação em tecido bordado realizada por Bhattacharyya e o artista Maitri Ravishankar.

“O filme é uma celebração da tecelagem indiana e a capacidade que ela tem de contar histórias e narrativas sobre as famílias, comunidades e lendas”, Bhattacharyya contou ao Variety.

Hina is Beautiful (Japão)

Direção: Iwaisawa Kenji

Uma obra de comédia dramática e ação ambientada em Izu, Japão, onde uma mulher chamada Hina, com motivos misteriosos, inspira homens a lutarem por ela.
O filme é dirigido por Iwaisawa, escrito por Takamasa Oe (indicado ao Oscar por “Drive My Car”) e o design de personagens de Naoyuki Asano (de “Evangelion: 3.0+1.0” e “Keep Your Hands Off Eizouken!”). 

Fonte: Rock ‘ n ‘ Roll Japan

A animação foi toda realizada no estilo de rotoscopia em 2D. “A rotoscopia torna possível retratar as delicadas artes de fundo e o movimento de multidões de pessoas”,  disse o diretor Iwaisawa à Variety.

Rock Bottom (Espanha)

Direção: María Trenor

Esta é uma das produções mais originais da Espanha, tendo como inspiração a vida precoce do ex-vocalista e baterista do Soft Machine, Robert Wyatt. Além disso, utiliza uma técnica de rotoscopia mais estilizada, combinada com animação frame a frame, criando um equilíbrio entre o realismo e a psicodelia.

Fonte: Alba Sotorra

 “O estilo visual do filme é extremamente bem cuidado e leva você de volta à era hippie: underground, colorido, estilizado. Juntamente com a música de Robert Wyatt, eles trazem poesia e emoção à história que o conecta com a jornada interior dos personagens e seu processo criativo como artistas”, disse a produtora Sotorra.

Silex and the City (França)

Co-direção: Jul e Jean-Paul Guigue

Uma adaptação cinematográfica de comédia baseada na famosa série de quadrinhos de Jul, a fim de satirizar as pretensões da era moderna por meio de uma família da Idade da Pedra que é transportada para os dias atuais. Jul é o diretor do filme, enquanto a produção é realizada por Je Suis Bien Content.

Fonte: Je Suis Bien Content

O filme é animado em 2D com uma sequência de live-action. Portanto, a segunda fase da produção, incluindo cenários de fundo, animação, composição e pós-produção, começará em torno de junho ou julho.

Pra ficar mais por dentro dos festivais de animação ao redor do mundo, confira o post do Suzdalfest (Rússia) e Animation Dingle (Irlanda).

Fonte: Variety, Animation Magazine

Comentários

comments