A Google promove anualmente um evento chamado Google I/O, que é uma conferência de programadores realizada em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos. O objetivo dessa conferência é orientar os programadores a melhorar seus programas com técnicas que a Google demonstra. Nessa conferência, a Google também anuncia novos produtos e novas versões do sistema operacional Android.
Na conferencia deste ano (2023) a Adobe e o Google anunciaram que o Adobe Firefly e o Adobe Express estão se integrando ao Bard by Google . Além disso, a Iniciativa de Autenticidade de Conteúdo (CAI) da Adobe será incorporada, garantindo a transparência com o conteúdo gerado por IA na Bard.
IA, Etica e legalidade
Adobe Firefly é o novo sistema generativo de inteligência artificial (IA) da Adobe e está atualmente em versão beta. A Adobe diz que é “um dos lançamentos beta de maior sucesso” na história da Adobe. Durante o primeiro mês do Firefly, os usuários geraram mais de 70 milhões de imagens.
Um dos principais recursos do Firefly é como a Adobe desenvolveu o modelo de IA. A IA generativa foi treinada usando imagens de propriedade legal, ao contrário de alguns modelos concorrentes treinados com conteúdo “roubado”. A maneira como a Adobe criou o Firefly significa que ele gera conteúdo comercialmente viável adequado para uso profissional.
Embora o compromisso da Adobe com a ética possa limitar o desempenho do Firefly , ele permite um nível de transparência que poucos, se houver, sistemas de IA generativa concorrentes podem oferecer. Além disso, a tecnologia de código aberto que sustenta a Iniciativa de autenticidade de conteúdo funciona com a integração Firefly-Bard.
União Firefly e Bard
Bard é o serviço experimental de IA de conversação do Google. “Nos próximos meses, a Firefly se tornará a principal parceira de IA generativa da Bard, capacitando e destacando os recursos de conversão de texto em imagem”, diz a Adobe.
“Com a nova integração Bard by Google, os usuários em todos os níveis de habilidade poderão descrever sua visão para a Bard em suas próprias palavras para criar imagens geradas pelo Firefly diretamente na Bard e, em seguida, modificá-las e usá-las para criar designs via Express”, promete Adobe.
Foco nos criadores
Adobe e Google dizem que sua nova parceria é focada em criadores. “A incrível resposta ao nosso Adobe Firefly beta demonstra o poder e o potencial da IA generativa para inspirar mais pessoas a criar e a forte demanda por uma abordagem centrada no criador e comercialmente viável”, diz Ely Greenfield, CTO de mídia digital da Adobe.
“A IA generativa chamou a atenção do mundo e mudou a forma como pensamos sobre colaboração e produtividade. Estamos entusiasmados com a parceria com o Adobe Firefly, dando aos nossos usuários o poder de dar vida às suas ideias criativas, de forma rápida e fácil — diretamente no Bard”, explica Sissie Hsiao, vice-presidente e gerente geral de Assistente e Bardo do Google.
Os usuários podem criar conteúdo usando o Adobe Firefly e o Bard by Google e continuar “sua jornada criativa” no Adobe Express.
“Digamos, por exemplo, que você está abrindo um estúdio de ioga e deseja criar um anúncio de mídia social para novos clientes. Você pode se inspirar pedindo a Bard para gerar uma imagem como uma ‘girafa fazendo uma pose de ioga’. Você pode usar o Express e um modelo pronto (ou criar algo do zero) com sua nova imagem como peça central e modificá-la rapidamente. Além disso, pode postar diretamente em seus canais de mídia social!” explica Greenfield.