O canal do Layer no youtube lançou recentemente um tutorial de introdução ao Fable e a ferramenta parece ser muito promissora, além de rodar completamente online e com assets em formatos variados.
Motion na Nuvem
Primeiramente, o futuro está cada vez mais no trabalho em nuvem. Por isso, o ponto mais forte do Fable é ser uma ferramenta de motion com workflow completamente online. Dessa forma, acaba com a necessidade de uma máquina poderosa que aguente os lags infinitos do After. Com uma internet estável você consegue criar projetos online e com um preview que roda bem mais liso que o After Effects.
Para iniciantes e avançados
Caso você seja iniciante no motion ou, assim como eu, seja mais da ilustração do que da animação, o Fable não deixa a desejar. O app é muito intuitivo e a área de aprendizado ajuda a se familiarizar com as ferramentas. Além disso, se você já tiver familiaridade com o After você consegue navegar facilmente pela plataforma, que pegou várias ferramentas originais do After Effects e as adaptou para um formato mais simples. Dessa forma, a curva de aprendizagem e adaptação é bem mais curta.
Recursos principais do Fable
Alguns dos recursos mais legais do Fable são:
Upload de Vídeo e Áudio: Você consegue dropar direto no editor arquivos de vídeo e áudio em vários formatos, além de GIFs.
Integração com o Figma: Você consegue copiar e colar designs e layers do Figma diretamente no Fable. Além disso, as layers permanecem editáveis.
Importação do Photoshop: É possível importar em PSD e manter a hierarquia de camadas.
Presets: vários dos presets de motion estão disponíveis para acelerar o workflow.
Parenting e Controladores: funciona no mesmo esquema do After, sendo possível fazer o parenting entre camadas e criar nulls para usar como controladores.
Paths e Graph Editor: Você pode animar usando paths e ajustar tudo da mesma forma que usava no After Effects (value graph e speed graph).
Efeitos e Blend Modes: uma gama de efeitos e blend modes muito interessante e fácil de editar.
Grupos: Você pode criar grupos na timeline de motion (Sim! Finalmente!).
Variáveis: Provavelmente um dos recursos mais legais. É possível criar variáveis para acelerar a aplicação de padrões em diferentes partes do projeto.
Alguns poréns…
Apesar de ser uma ferramenta fantástica, nem tudo são flores. O app é gratuito, mas permite composições de no máximo 30 segundos na versão free. Isso pode ser contornado trabalhando com projetos em blocos, mas requer um certo nível de organização.
Além disso, como o programa é 100% online você precisa de uma conexão estável e rápida. Dessa forma, caso a sua internet caia, você fica sem conseguir trabalhar.
É uma ferramenta recente, então a maioria dos workflows ainda prefere utilizar o After Effects. Caso o cliente só queira o render final, ok, mas caso você esteja em um workflow de estúdio e trabalhando com outras pessoas, vai ser difícil aceitarem um programa novo.
Animou de testar o Fable para os seus projetos de motion? Então saca só as novidades do Grease Pencil 3.0.
Boa semana!