O monstro saiu da jaula, Blender 4.0 tá na área!

O Blender 4.0 chegou! A nação blenderiana vai ao delírio com as novidades desta fantástica versão. Lançado oficialmente no dia 14 de novembro, mas a versão beta já estava disponível há um bom tempo, como de costume. Desde então a comunidade já estava ansiosa pelo lançamento, pois o que a versão de teste estava oferecendo era algo que prometia ampliar as possibilidades criativas.

Nesta primeira parte do artigo iremos apresentar as melhorias de interface e modelagem.

Reel do Blender 4.0

Interface 4.0

A interface da versão 4.0 recebeu muitas mudanças, algumas bem sutis, mas que no dia a dia fazem uma grande diferença, como por exemplo a escolha da nova fonte. A UI do Blender agora apresenta Inter , uma fonte cuidadosamente projetada para telas de computador.

Independentemente do tamanho da sua tela, o Blender terá uma aparência nítida. Uma nova preferência permite que você defina o anti-aliasing de subpixel para ter ainda mais controle sobre o hinting.

Particularmente sempre achei a escolha tipográfica da UI do Blender ruim, agora sim a escolha pareceu mais precisa e técnica.

Uma melhoria bem legal, foi a inclusão do search dentro do menu Adicionar (Shift+A) e dentro dos modificadores. A busca funciona da mesma forma que ocorre dentro dos nodes. Podemos também usar a barra de espaço em qualquer área da tela para pesquisarmos em qualquer menu (e submenu).

Por exemplo, você pode passar o mouse sobre o menu Arquivo e digitar um formato de arquivo que deseja importar ou exportar. Ou passe o mouse sobre o submenu “Abrir recente” para procurar arquivos abertos recentemente.

Lembretes

Primeiramente uma lista com os itens pesquisados ​​recentemente ficará disponível. Ela desaparecerá quando você começar a digitar para abrir espaço para resultados relevantes.

Dessa forma, esses resultados serão salvos em suas Preferências e compartilhados entre arquivos de mesclagem.

Novo color pick

Agora o color pick, vulgo conta gotas, permite escolher cores fora das janelas do Blender. A funcionalidade só funciona para as versões Windows e Linux. Além disso, o seletor de cor também sofreu uma modificação: um aumento de área em 33%, em cada direção linear, resultando em um aumento de 78% na área de superfície total.

Modelagem 4.0

A interface do usuário e a funcionalidade do snapping também sofreram várias melhorias.

Alguns tópicos da reestruturação do popover Snapping foram:

  • Snap With  agora fica no topo.
  • Alinhar rotação ao alvo e seleção da face posterior agora ficam mais perto dos alvos instantâneos.
  • Snap With ,  Target Selection  e  Align Rotation to Target  não ficam mais ocultos ao variar o modo e as opções.
  • Subistituição do Projetar elementos individuais pela  opção Projeto de face  .
  • Face Nearest  agora fica junto com a  opção Face Project  .

Além disso, os bones agora suportam o encaixe com ” Align Rotation to Target “.

O cursor agora muda de forma dinamicamente conforme você passa o mouse sobre a malha, para ver rapidamente qual tipo de ajuste está sendo usado.

Os símbolos usados ​​para indicar são:

Símbolos do cursor do Blender 4.0

Agora você pode definir um ponto Snap Base (ou “inicial”) dinamicamente enquanto transforma objetos. Mova, gire ou dimensione elementos rapidamente sem alterar sua origem ou definir o Cursor 3D.

No vídeo acima, o travesseiro é movido primeiro para o sofá usando o encaixe normal (que por padrão usa a origem do objeto). Já na segunda tentativa, o Snap Base define o ponto de encaixe na parte inferior da almofada. Dessa forma, durante a transformação, pressione B , clique para definir de onde encaixar , para onde encaixar , pronto!

Combine-o com restrições de transformação, rotação, escala, eixo, entre outros!

Neste exemplo, a prateleira é movida no modo de objeto para se alinhar com a parte superior da geladeira e depois dimensionada no modo de edição para se alinhar com a prateleira abaixo. Por fim, o pote é movido para o topo da prateleira, utilizando sua base para o encaixe, mesmo que a origem do objeto esteja na tampa.

No próximo artigo falaremos mais sobre as novidades!

Comentários

comments