A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPA) anunciou as nominações para o Oscar, que acontecerá no dia 10 de março.
A categoria de Longa-metragem de Animação desse ano, contou com 33 longas elegíveis, sendo o maior número de longas na história do Oscar.
Quase a metade desses filmes na lista nesse ano são de produções americanas, enquanto um quarto das submissões são da Ásia, sendo cinco filmes do Japão e três da China.
Na América Latina há apenas um filme, Perlimps. Enquando na África, no Oriente Médio, India e Sudeste Asiático não tiveram nenhum filme qualificado.
A Espanha se destacou, oferecendo três animações de qualidade: Robot Dreams, Atiraram no Pianista e Unicorn Wars.
Indicados ao Longa Metragem de Animação
Um dos longas favoritos do público foi “O Menino e a Garça” de Hayao Miyazaki e Toshio Suzuki, que recentemente foi o primeiro filme estrangeiro a ganhar o Globo de Ouro. (Inclusive, teve sua estréia nos cinemas brasileiros no dia 22 desse mês.)
“Homem Aranha: Através do Aranhaverso” é um outro forte competidor, ganhanhando o Critics’ Choice Awards na categoria de melhor animação. Dando a sequência de Homem Aranha no Aranhaverso, com visuais ainda mais estilizados e um aranhaverso expandido.
“Nimona”, produzido pela Netflix e Annapurna, foi um sucesso de streaming e recebeu elogio dos críticos. Depois de anos no limbo da Disney, o filme recebeu apoio da produção da Netflix, marcando o quinto ano consecutivo em que um título da Netflix foi indicado na categoria de longa de animação. Inclusive, fizemos um post sobre Nimona aqui no blog.
“Elemental” da Disney, recebeu críticas mistas desde seu lançamento, tanto por parte dos críticos quanto do público, mas ainda assim parecia ser um candidato provável para receber uma indicação.
No entanto, uma das grandes surpresas na animação deste ano foi “Robot Dreams”, dirigido por Pablo Berger. Baseado na história em quadrinhos de Sara Varon, com o mesmo título. O filme não possui diálogos, imersa numa Nova Iorque habitada por animais antropomórficos, com uma atmosfera levemente melancólica.
Indicados ao Curta-metragem de Animação
Já a categoria de Curtas deste ano é surpreendentemente independente, sem grandes produções de estúdios entre os indicados.
Assim sendo: Letter to a Pig, do Tal Kantos e Amit R. Gicelter; Ninety-Five Senses, do Jared Hess e Jerusha Hess; Our Uniform, da Yegane Moghaddam; Paquiderme, da Stéphanie Clément e Marc Rius e War is Over! Isnpired by the music of John & Yoko, de Dave Mullins e Brad Booker.