Entender o módulo de dinâmica no Cinema 4D é algo complicado. Não se trata só de adicionar um emissor de partículas na cena e clicar play. É muito mais que isso e, em alguns casos, pode complicar bastante.
Módulos dinâmicos e tags físicas existem em unanimidade nos softwares 3D. No entanto, o Cinema 4D tornou o negócio menos burocrático. Com apenas alguns cliques montamos uma cena com simulação física. Isso é ótimo, mas novamente: não é o suficiente.
Se você está procurando por alguma dica ou introdução para dinâmica no Cinema 4D, não procure mais. Sean Frangella soltou um vídeo muito bacana em que explica os fundamentos do módulo físico. Ele dá uma passada rápida sobre como configurar uma cena, usar as tags rigid e soft body, gravidade, forças e tudo isso juntamente de outros elementos como Cloner Object e etc.
Soft body e Rigid body são excelentes para adicionar mais realismo e ação secundária em cenas de motion graphics. No entanto, muitos acham intimidador incorporar elementos com dinâmica, pois perdem o controle. Sean Fragella mostra que não é bem assim.
Bônus
Quem estiver com disposição, pode dar uma olhada também nesse vídeo do Footprint Productions:
Apesar de ensinar a criar uma cena específica – simulação de papel -, Mark explica e ensina coisas interessantes sobre Cloth Engine, Simulation Caching, Cloner Object e Dynamics.
Fonte: Lesterbanks e CgTerminal
[sgmb id=”1″]