Kyle T. Webster, o mago dos brushes, pede demissão da Adobe

O lendário Kyle Webster pediu demissão da Adobe recentemente. O post que ele fez no seu site pessoal é muito inspirador e eu ia pegar alguns trechos para compartilhar com vocês, mas não consegui escolher só alguns. Desse modo, aqui está uma tradução livre da sua “carta de despedida”, falando sobre arte, oportunidades, ansiedade e inteligência artificial. Espero que gostem e aqui está o link para a postagem original.

O Bob Ross da Adobe

Imagem de Kyle T. Webster

Recentemente, eu saí da Adobe. O Photoshop foi um aplicativo que me ajudou a iniciar minha carreira como designer e ilustrador. A ferramenta pincel (brush) tornou-se um playground para mim, levando eventualmente à aquisição da minha marca, KyleBrush, e a um convite para me juntar a uma equipe de pessoas amigáveis que queriam construir um aplicativo de desenho que combinasse fluxos de trabalho vetoriais e de pixels (Project Gemini, depois Fresco).

Devido às minhas demonstrações de pintura na keynote do Adobe MAX, alguns colegas até me chamavam de “Bob Ross” da Adobe. Ele é um heroi para mim, então você pode imaginar como isso foi gratificante.

(Não se preocupe. Não sou louco o suficiente para me comparar de fato a uma lenda como Bob.)

De qualquer forma, a empresa foi uma força positiva na minha vida, tanto direta quanto indiretamente. Sou muito grato pelas oportunidades que me foram dadas.

Ansiedade, insônia e fadiga

Imagem de Kyle T. Webster.

Tudo muda, como diz o ditado, e isso certamente se aplica às empresas de tecnologia. À medida que os negócios da Adobe mudaram, comecei a me sentir desconectado, desanimado e, às vezes, até desmotivado.

Antes de tudo, sou um artista além de um membro bastante proeminente da comunidade de ilustração. Ter esse forte senso de identidade certamente ajudou a me orientar na decisão de me demitir.

Mas também, meu corpo me disse de forma muito clara, através de dor, ansiedade, insônia e fadiga, que não havia outro curso de ação aceitável. Aprendi da maneira mais difícil que meu corpo sabe o que é melhor.

Como de costume, meu corpo estava certo. Notei uma mudança física positiva poucos minutos após me demitir. Logo, não sentia mais ansiedade ou dores de estômago, me sentia mais leve, com mais energia, mais paciência… e, muito importante, pude sentir minha criatividade voltando ao meu espírito. Nada mais de desânimo.

Olhando para o futuro, estou empolgado em me reconectar com outros artistas e focar em fazer o que mais amo: desenhar e construir ferramentas para aqueles que desenham.

Para meus colegas mais próximos na Adobe, estou sinceramente feliz por conhecê-los e ter trabalhado com vocês. Fiz bons amigos durante meus quase sete anos na empresa.

Mudar é possível

Imagem de Kyle T. Webster

Eu percebo que alguns de vocês podem estar pensando: “Kyle, isso é ótimo para você, mas alguns de nós não têm opções.”

Vocês estão certos. Reconheço que sou extremamente sortudo. E para aqueles de vocês que estão se sentindo presos no momento, deixem-me dizer o seguinte: eu simpatizo com vocês.

Por favor, não percam a esperança. Pequenas ações, feitas de forma consistente ao longo do tempo, podem levar a mudanças reais. Trabalhar em direção a um objetivo por 45 minutos por dia resultará em 16.425 minutos em um ano. Então, o que você realizar ao longo desse período pode ser suficiente para abrir oportunidades que, em última análise, melhorem sua situação: uma nova habilidade, uma promoção, até mesmo um novo negócio.

Acredito que esse tipo de mudança é possível para muitas pessoas — não todas — mas muitas.

Voltando por um momento a Bob Ross, quero destacar uma das coisas especiais que ele fez por mim quando criança. Através de suas demonstrações de 30 minutos, ele simultaneamente desmistificou o ato de pintar enquanto ainda fazia parecer um truque de mágica. Primeiro, não havia nada na tela, depois, em um tempo incrivelmente curto, havia uma paisagem. Mas ele nos contou como fez isso, passo a passo.

Até hoje, considero essa dualidade parte do que torna a arte tão especial para mim, como alguém que a cria ativamente. Mesmo estando consciente e altamente focado nas decisões que tomo e na ordem em que as tomo ao desenhar, ainda é mágico ver a arte se materializar na página.

Nada, então algo. Presto.

Se você é uma pessoa que usa o Midjourney, pode ler essas últimas frases e dizer: “Oh, isso é como eu! Eu digito algo e então uma imagem aparece. Nada, então algo. É a mesma coisa.”

Mas você estaria enganado.

Obrigado por estarem aqui. Estou ansioso para compartilhar mais sobre minhas próximas aventuras. Agradeço o apoio e incentivo contínuos de vocês e desejo coisas boas para todos.

Até a próxima, cuidem-se e cuidem uns dos outros, lembrem-se de ser gentis, e digo, ciao por agora.

Onde encontrar o Kyle

Você pode encontrar mais sobre o Kyle webster na newsletter The Accidental Expert e no site oficial Kyle T. Webster.

Além disso, saiu uma postagem sobre a produção de Penélope de Esparta, o primeiro longa da Fortiche (o estúdio de Arcane). Então vai lá dar uma olhada que vale a pena.

Boa semana!

Daniel desligando.

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