Na sua 35ª edição, o Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, selecionou mais de 280 curtas de 66 países. Apresentando assim uma rica diversidade de perspectivas globais.
As exibições acontecem de 22 de agosto a 1 de setembro, espalhadas por diversos cinemas. Como a Cinemateca Brasileira, CineSESC, Espaço Itaú de Cinema Augusta, Museu da Imagem e do Som, Circuito SPCINE CCSP e Circuito SPCINE Tiradentes. Além disso, o Festival também oferece uma programação online que se estende até 8 de setembro.
O festival está dividido em Mostras Internacional, Latino-Americana e Brasil, bem como programas especiais, incluindo uma seleção de festivais africanos, uma curadoria de cinema de Taiwan, filmes de horror, títulos experimentais e a celebração dos 20 anos do Instituto Criar, fundado por Luciano Huck.
O objetivo do festival não é apenas proporcionar ao público acesso a um vasto catálogo de curtas, mas também incentivar trocas de impressões e discussões sobre os filmes. Aliás, haverá atividades paralelas, como o Painel “Animadoras da América Latina”, que será realizado às 11h na Cinemateca – Sala Oscarito.
Dentre todos os curtas selecionados, houveram diversas animações e é por isso que selecionei as cinco que mais me chamaram a atenção. Confira:
A MENINA E O POTE (2024) – Brasil, Pernambuco.
Direção: Valentina Homem Brasil
Em um mundo distópico, uma garota quebra o pote de cerâmica em que guarda um segredo. Abrem-se então portais para um universo paralelo e a menina entra em um momento de transformação em que a criação de um novo mundo é finalmente possível.
BUGS (2023) – Brasil, Rio de Janeiro
Direção: Vitória Cribb
Um inseto, um carro e um humanoide presos em uma sala vazia. Procuram desesperadamente formas de escapar à agonia e ao medo de serem controlados por entidades “invisíveis” no ciberespaço.
PAPILLON | NADO BORBOLETA (2024) – França
Direção: Florence Miailhe
No mar, um homem nada. À medida que avança, as memórias vêm à tona, sempre ligadas à água, da infância à vida adulta. Esta é a história de seu último mergulho.
SIMPLE FORMS | FORMAS SIMPLES (2023) – Israel
Direção: Natalia Ryss
O que é Som? A Música? O que é Chuva? O som está ligado às imagens. Procuro extrair da imagem e do som qual é a sua causa raiz, uma unidade estrutural como um “fonema” (cinema).
MISÉRABLE MIRACLE | MILAGRE MISERÁVEL (2023) – Canadá, Japão, França
Direção: Ryo Orikasa Canadá
Inspirado no livro homônimo de poemas e desenhos de Henri Michaux em torno de suas experiências com a mescalina, o curta explora os limites da linguagem e da percepção, criando assim conexões entre som, significado, linha e movimento.
Por fim, para completarmos a sexta feira com muita criatividade, te convido á ler esse post sobre usar o bloqueio criativo como forma de criação.