A Adobe lançou o Firefly em março de 2023 e, desde então, tem aprimorado suas ferramentas com o uso de Inteligência Artificial.
A partir da tecnologia do Firefly, foram lançadas várias ferramentas como o Preenchimento Generativo no Photoshop e Illustrator, a Remoção Generativa no Lightroom, entre outros.
Durante esse período, a comunidade gerou mais de 12 bilhões de imagens para treinar a IA. E vendo o crescente interesse por vídeos curtos, a Adobe agora está testando o Firefly Video Model.
Funções
Com alguns comandos de texto, você pode criar vídeos do zero ou até mesmo utilizar uma imagem ou vídeo como referência para dar sequência á uma cena.
No recurso Generative Extend, é possível prolongar ou encurtar a duração de vídeo, com transições suaves geradas por IA. O Premiere Pro terá esse recurso diretamente incorporado no programa.
Além disso, há a opção de controlar o ângulo da câmera, aplicar zoom in ou zoom out e definir efeitos específicos para o vídeo. A edição com IA do Firefly também permite remover elementos indesejados da cena.
O Firefly vai além, permitindo a criação de animações 3D e 2D. Com a possibilidade de escolher estilos de animação, assim como o claymation, por exemplo.
E não para por aí, a ferramenta possibilita a inclusão de efeitos atmosféricos e visuais, como fogo, fumaça, partículas de poeira, entre outros, para enriquecer ainda mais suas produções.
Se você já for assinante do Creative Cloud, é provável que ganhe acesso automático Firefly Video Model como parte do seu plano atual, assim que ele for totalmente integrado. Porém você pode se cadastrar na fila de espera para ter acesso ao beta clicando aqui.