Maravilha! Mais uma grande atualização do After Effects CC saiu e estamos todos empolgados com as melhorias e tal. Contudo, nem todos usuários atualizam de cara, deixando aos “apressados” a tarefa de, quem sabe, passar apertos com erros e coisas assim.

After Effects CC 2015.3

After Effects CC 2015.3

Já é discurso comum afirmar que grandes updates trazem consigo grandes correções de bugs antigos. Na verdade é um fato. Mas com isso, novos erros acontecem, pois softwares complexos estão sujeitos a todo tipo de bizarrices. Com a nova versão do AE não é diferente, e apesar dos benefícios enormes que ela trouxe, já existem relatos de bugs reportados por usuários – inclusive eu -, e vamos lista-los aqui para que tomem cuidado.

  • Live Text Templates – essa ferramenta, mão na roda pra quem está com pressa de animar textos, é uma das mais comentadas pelos fóruns sobre erros no AE 2015.3. De acordo com usuários do Reddit, alguns templates da Live Text não funcionam corretamente quando levados via Dynamic Link para o Premiere.
  • Audio Export via Media Encoder – há relatos de um erro ao se exportar composições que contenham áudio via Media Encoder. Mais especificamente, o erro ocorre em faixas de áudio que possuem keyframes ou efeitos, e em geral com comps com cinco segundos de duração pra baixo.
  • Painel de Informações – esse tá rolando comigo, e faz com que o Painel de Informações (info panel), permaneça aberto mesmo quando ordenado que se feche. Percebi isso no mesmo instante que atualizei, pois minha interface resetou e quando fui reajustar escondendo os painéis que não uso, não quis fechar. Você fecha, ele reabre. Não é um grande bug, mas é bem chato.
  • Plug-ins e Scripts desapareceram – isso não é bem um bug, está mais pra desleixo da Adobe em manter nossos plug-ins e scripts no lugar após atualizações. Mas o negócio é que essa não é uma atualização em si, e sim uma nova versão da Creative Cloud. Sempre que uma nova versão sai, ela limpa a versão antiga de sua máquina. Há como solucionar isso: quando for instalar a nova versão, marque a opção “importar preferências e configurações anteriores”. Caso não funcione com tudo, basta fazer o que um leitor do Layer Lemonade (Renan Matsumoto) sugeriu via Facebook: “O AE mantém a pasta antiga com tudo o que não era dele, basta entrar e realocar para os devidos lugares na nova pasta que ele criou com o nome de “Adobe After Effects CC 2015.3.”
  • Problemas de compatibilidade – há vários relatos de incompatibilidades com os scripts Motion 2, Rift, Expressionist e Fontlist. Eu uso o Motion 2 e não percebi nada. Há ainda um erro grave com o Element 3D que marca missing file em arquivos .obj importados.
  • Playback de áudio (apenas no macOS) – esse erro faz com que as faixas de áudio comecem a tocar, pulem alguns frames e quando retornam, parecem estar em slow motion.
  • After Effects não abre – após a atualização alguns usuários reportaram que o AE simplesmente não abre.

Por enquanto é só, mas se aparecer mais algum atualizaremos a lista.

 

[sgmb id=”1″]

Comentários

comments