Jack Sachs apresenta uma peça visualmente eclética, fragmentado e tátil, para a adorada animação Estranho Mundo de Gamball. O delírio visual da serie coube como uma luva no estilo experimental do Jack. Brincadeiras tipográficas e técnicas mistas fazem com que esta abertura seja um verdadeiro deleite visual.
Jack e seu feliz incidente
Quando Jack Sachs sofreu uma lesão grave na mão durante o último ano do curso de ilustração em Camberwell. Ele teve que pensar rápido e encontrar algo novo para fazer. Algo além do seu estilo exclusivamente tradicional. Foi aí que sua aclamada carreira em design gráfico e CGI começou .
Desde aqueles dias fatídicos, Jack trouxe seus personagens alegres para projetos para a Apple, Nike Kids, Don’t Hug Me I’m Scared e P!nk, e criou estátuas malucas em Chengdu, China. Agora, seu mais recente triunfo é uma sequência de introdução caótica, em colaboração com o Studio Soi para o Cartoon Network.
Gumball , agora renomeada The Wonderfully Weird World Of Gumball, com um novo logotipo desenhado pelo próprio homem. Para quem não sabe, Gumball é o paraíso dos artistas. Repleto de vários estilos artísticos, cada episódio é uma aventura multimídia, combinando stop-motion, 3D, 2D, anime, colagem, etc. Naturalmente, foi aí que o multitalentoso Jack Sachs entrou com seu portfólio eclético.
Um misto de referencias

“Nos últimos dois anos, tenho trabalhado neste projeto pessoal que chamo de ‘refreshments’ – que é basicamente uma exploração em 3D, escaneando meus arredores e misturando todos os tipos de animação e gráficos”, disse Jack.
“Não estou fazendo nenhuma renderização sofisticada.” Combinando com o estilo de arte desonesto e explosivo de Gumball , Jack pretendia permitir que o processo fosse visível no produto final.
Favorecendo renderizações brutas para se integrar ao estilo fragmentado do programa. É como se cada personagem e elemento do ambiente viesse do reino bagunçado da imaginação de uma criança. Jack, cuja mão sarou com o tempo, desenha hoje dentro de um programa de escultura virtual chamado Medium, que lhe permite projetar elementos 3D com realidade virtual. A rapidez da mídia digital permitiu que ele tivesse mais liberdade no design, além de poder inserir referências diretas do programa. Depois disso, ele pôde alternar entre aplicativos, extraindo o máximo de criatividade possível do Cinema4D, zbrush e Octane.
Um grande desafio

Quando chegou a hora do desafio de criar uma nova sequência de introdução que se destacasse da icônica original, Jack não pareceu muito perturbado.
Trabalhando com a música-tema, o projeto tinha um ritmo cinético que dava estrutura, mas também permitia muito espaço para brincadeiras visuais – no entanto, o verdadeiro desafio estava na tarefa de criar a riqueza de recursos necessários para um mundo multimídia como esse. “Ao longo do projeto, fiz centenas de versões de diferentes recursos”, disse Jack. “Nós realmente queríamos explorar os diferentes efeitos usados no programa, e a palavra ‘tátil’ foi usada com frequência.” O tom foi definido primeiro com o novo logotipo, que apresenta um design de fonte criado a partir de diferentes materiais, variando de difuso a borbulhante, representando a infinidade de tecidos no mundo de
Gumball. A edição da sequência é sublime, passando de cena em cena com pixels em datamosh e orgias de técnicas de animação.
Seis anos depois
Já se passaram seis anos desde a última temporada de Gumball , então esta nova temporada significa muito para os fãs e para Jack. “Tive momentos em que fiquei bastante nervoso, achando que a comunidade ficaria chateada com a mudança, mas confiei na equipe com a qual estava trabalhando e também nos meus próprios instintos criativos”, diz Jack. Auxiliado pelo assistente de direção Joe Sparrow, Erik Fountain e pelo criador da série, Benjamin Bocquelet, Jack se sentiu mais confiante de que a visão compartilhada deles seria algo que os fãs adorariam. Com a aclamação da nova introdução e o entusiasmo dos fãs, é desnecessário dizer que este é mais um sucesso na carreira de Jack, provando que ele é um dos animadores mais visionários da atualidade.