Kyle Platts é um cartunista criador de ilustrações satíricas a capas de livros excêntricas. Mas isso demonstra continuamente por que precisa de seu próprio programa de esquetes no Adult Swim. O seu novo curta 2D, Behavy Gravy, uma mistura bizarra de paródia de influenciador e um comentário social sobre consumismo. Construído em uma narrativa dupla, o curta começa com uma propaganda exagerada do homônimo Gravy, um produto que pode liberar seu verdadeiro potencial. A segunda metade é uma espiral de loucura. Uma jovem com uma avó doente levando sua família à falência para poder continuar consumindo o mágico Gravy e se destacar em matemática.
Kyle Platts e a dislexia como inspiração
O filme vem de um lugar pessoal. “Como alguém que teve dificuldades acadêmicas com dislexia, lembro-me do sentimento de pavor associado à escola. ‘Se você fracassar aqui, fracassará na vida’ era o sentimento”, diz Kyle. “Essa pressão é algo que eu queria refletir nas motivações da Turkey Girl. Seu desejo de deixar a família orgulhosa, mesmo que isso signifique tomar um molho proteico que altera a mente, acrescenta um embasamento emocional ao absurdo.”
Muitas vezes, algumas das críticas sociais mais contundentes podem ser alcançadas por meio da comédia. Mas neste caso, ela se passa em um mundo de estranhos personagens de desenho animado, a maioria dos quais tem perus assados no lugar das cabeças. É claro que este filme sugere que tudo o que lhes falta é o seu predestinado Behavey Gravy. Inspirado em filmes como Sem Limites ou Lucy, narrativas centradas em drogas que revelam genialidade profunda. Behavey Gravy dá um passo à frente ao reciclar personagens rejeitados de um videoclipe que não foi aprovado.

Cuidado com a trilha
O uso da música no curta de Kyle é particularmente hilário. Músicas comuns, típicas de YouTubers, realçam cada momento triste com vibrações otimistas e dissonantes, porém, criando uma justaposição que proporciona risos e desconforto. “O criador musculoso de Behavey Gravy, que aparece na primeira parte do filme, é diretamente inspirado pela cultura influenciadora, particularmente pelo arquétipo da ciência da rotina matinal”, diz Kyle. “A música sem licença que frequentemente acompanha esses vídeos também me fascina. Acho que é possível datá-la de carbono à época em que Diplo produziu
Where Are Ü Now para Justin Bieber em 2015. Essa faixa era sublime, mas posteriormente influenciou o tropical house livre de royalties, que tem sido o flagelo da internet desde então.”
Kyle Platts e o processo de criação
Sendo a narrativa mais longa de Kyle até o momento, ele passou por processos tradicionais de preparação, como storyboard e, em seguida, animações. Usando o Adobe Animate e o After Effects para compor as cenas, a utilidade da animação digital estava na flexibilidade da edição. A possibilidade de ajustar espessuras de linha e cores posteriormente. Uma incrível animação 2D de digressão acontece quando uma sequência 3D inspirada em animação em argila mostra os efeitos do molho no cérebro.
Pensando em 3D

“O segmento 3D em que entramos no cérebro da Turkey Girl foi criado pela brilhante animadora 3D Christa Jarrold. Seu trabalho é criado digitalmente, mas ela tem uma ótima habilidade de adicionar textura, criando uma sensação tátil”, diz Kyle. Transitando da realidade dos desenhos animados, o molho ganha uma presença fantástica e sobrenatural. Satirizando nossas obsessões pessoais por produtos e o que talvez esperemos que nossos produtos façam com nossos cérebros.
Kyle Platts e seu devaneio criativo
Embora a mensagem seja alta e clara e até mesmo assustadora. O fato maravilhoso deste curta é que ele começou com um devaneio simples e engraçado. “Eu estava andando pela rua e pensei como seria engraçado se o molho liberasse seu verdadeiro potencial intelectual, com a ressalva de que você tem que beber meio litro de molho a cada hora ou morrerá”. Diz Kyle, mostrando por que uma imaginação ativa e curiosa sempre acaba levando a verdades mais profundas. Mesmo que sejam sobre garotas com perus no lugar da cabeça e molho mágico. Pegue um litro, limpe seu cérebro e entre no mundo ridículo de paródias de terror de Kyle.