Quando trabalhamos com Motion Design e animação no After Effects, sempre esbarramos em algumas limitações de interpolação espacial, velocidade de curva, link entre composições e coisas do gênero. Em geral, esses detalhes podem ser resolvidos “na unha”, mas grandes artistas acabam aderindo a expressões que resolvem de forma simples – por assim dizer -, o que seria bem chato de se fazer à mão.

expressão Math.round() – via The Beat

Expressões podem ser usadas tanto para “dirigir” um certo movimento, como para gerar determinados efeitos. Todos sabem que existe uma infinidade de expressões no After Effects, e não é exatamente fácil compreender essa linguagem.  Há muitas fontes de estudos pela Web para quem tem interesse em aprender expressões, e é importante entender o que cada coisa faz dentro de uma expressão, deixando de lado o comum uso do ctrl+c, ctrl+v.

Planilha comunitária de expressões

via Google Docs

via Google Docs

Tem uma galera da comunidade de motion e animação que curte se ajudar. É aquele velho papo de se manter unido por um bem maior, que nesse caso é a vontade de que todos cresçam como profissionais.

Assim, existe uma planilha pública no Google Docs – a After Effects Sucks -, com dezenas de expressões de After Effects para quem quiser acessar. A ideia é que vários profissionais, de qualquer lugar do mundo, possam ter uma “colinha” onde quer que estejam. Além disso, como o documento é público você pode acessar quando quiser, de onde estiver e edita-lo como desejar, acrescentando expressões que não estejam ali – tendo o bom senso, claro, de não apagar nada eventualmente escrito.

Mas não pára por aqui: a planilha não contém apenas expressões e pronto. Como nossa área é vasta, o documento já possui um compêndio de atalhos de teclado e dicas de plug-ins e scripts essenciais. Isso, somado a expressões, comentários e notas dos usuários de como usar determinada coisa, eventuais problemas ao usar e etc, faz dessa planilha algo realmente valioso de ter.

Quando pensamos em situações inesperadas, percebemos o quanto isso pode ajudar. Não se pode confiar apenas na memória para guardar tamanha informação. Expressões são complexas, algumas bem curtinhas, outras cobrem duas páginas A4.

Então, da próxima vez que precisar anotar alguma expressão importante, não há necessidade de bloco de notas ou coisa parecida. Acesse o Google Docs e abra a After Effects Sucks. Utilize dessa ferramenta disponibilizada por gente que tem prazer em ajudar a si e aos demais. Fora que, sempre que alguém edita a planilha, seu nome aparece. O último a edita-la foi nada mais nada menos que Jorge Canedo Estrada. Só por isso dá pra ver que a coisa não é brincadeira.

 

[sgmb id=”1″]

Comentários

comments