Jasper Golding criou o seu projeto inspirado pelos gráficos do PlayStation 1, jogos antigos e modelagem 3D. Jasper criou um espaço digital seguro para a realização de um protesto pacífico em tempos de extrema repressão. Com a crescente ameaça de prisão e a criminalização de certas formas de ativismo, as ruas têm se tornado cada vez mais perigosas para os manifestantes. Diante disso, os espaços digitais emergiram como um local onde manifestantes pacíficos podem marchar livremente. Jasper Golding, um animador sediado em Bristol, no Reino Unido, utilizou a web para marchar pela causa palestina.
Jasper e uma nova fronteira

O uso inovador de espaços digitais tornou-se mais evidente nos últimos anos. Durante a pandemia, vimos exposições e eventos musicais ocorreram dentro de videogames e metaversos. Neste projeto, Jasper convidou indivíduos a enviarem fotos de referência de si mesmos, as quais ele modelava em 3D. Reunindo-os em protesto com outros avatares digitais de todo o mundo.
Para participar, cada indivíduo doou £15 (cerca de R$95) que foram diretamente para a Medical Aid for Palestinians (Ajuda Médica para os Palestinos), uma instituição de caridade que fornece assistência médica vital em Gaza.
Jasper e sua estética Retrô com um Toque Humano

Inspirado pelos gráficos de baixa poligonização do PlayStation 1 e sua sensação “mais simples e calorosa”, Jasper canaliza a humanidade que ele vê em jogos como Spyro The Dragon ou Jak And Daxter.
“Naquela época, ainda havia um elemento tangível, quase palpável, nos modelos 3D. É como se eu pudesse sentir o criador por trás do jogo um pouco mais do que nos jogos modernos,” afirma Jasper.
Golding faz uso da técnica de “mapeamento de textura” — o processo de dispor imagens 2D e envolvê-las em torno de modelos 3D. Essa técnica, comum em jogos de PS1, às vezes resulta em rostos cômicos, mas cativantes, esticados em formas de baixa poligonalidade. De certa forma, essa exposição das “costuras” confere às animações um toque visivelmente humano. Em colaboração com os artistas comrademassie e phatboioynx, também inspirados pela estética retrô, os avatares realizam ciclos de caminhada animados em uma “perfeição pixelizada”.
Protesto Anônimo e Divertido

No projeto de Jasper, que é uma marcha pela ajuda palestina, há um real sentimento de união, mesmo que nenhuma dessas pessoas tenha se encontrado na vida real.
Em um evento online anterior que Jasper realizou, todos os avatares eram anônimos. “Um dos pontos mais interessantes disso foi que todos ficaram realmente bobos e descontraídos assim que souberam que ninguém sabia quem eles eram. As pessoas corriam umas atrás das outras ou pregavam peças, agindo de forma muito atrevida,” conta Jasper.
Neste protesto virtual, pessoas de todas as formas, tamanhos e cores (literalmente, alguns personagens são apenas enormes massas ambulantes) podem colaborar em uma causa justa, de forma segura e com senso de humor. Enquanto a estética nostálgica de Jasper na modelagem 3D e na animação pode levar as pessoas a se conectarem com sua infância, ela também demonstra que o espírito e a firmeza política podem brilhar, mesmo em baixa fidelidade.
Veja aqui o resultado deste projeto.