Conhecidos por seus videoclipes inovadores e faixas dançantes, a banda OK Go entende bem o poder de uma boa estética visual. Em seu mais recente lançamento, “Impulse Purchase”, o grupo recorreu a um novo tipo de colaboração: animação de código aberto.
Música + Blender
O OK Go se uniu aos animadores Lucas Zanotto e Will Anderson, além do Blender Studio, para criar um videoclipe digital diferente de tudo o que já fizeram.
A música “Impulse Purchase” combina os personagens cartunescos característicos de Zanotto — que rolam e explodem em uma variedade de formas geométricas divertidas — com capturas de movimento em tempo real do rosto do vocalista Damien Kulash.
O vídeo começa com uma breve amostra do processo por trás das câmeras, e os créditos finais revelam ainda mais detalhes sobre como o software capturou os movimentos de todos os integrantes da banda.
Quase todo mundo já sabe, mas se você é novo no mundo de motion e está começando agora, o Blender é um software de código aberto que possibilita modelagem e animação 3D dinâmicas. Além disso, ele inclusive foi uma ferramenta fundamental no recente vencedor do Oscar, o filme Flow.
Já que o Blender é open source, então o clipe também é
Primeiramente, Zanotto e Anderson utilizaram uma ferramenta chamada Geometry Nodes, que utiliza pontos chamados de nodes para criar formas geométricas complexas. Além disso, elas podem mudar dinamicamente, envolver simulações e, em última instância, conduzir uma performance de maneira adaptativa.
Além disso, no mesmo espírito do aplicativo usado para criá-lo, o videoclipe também é open-source, permitindo que os espectadores baixem os arquivos-fonte e explorem livremente o conteúdo.

Aqui está um resumo de como o arquivo de animação funciona:
- Todo o projeto está contido em um único arquivo .blend, que utiliza o EEVEE como viewport e pode ser executado em tempo real.
- O personagem principal e a passarela são totalmente procedurais, criados com Geometry Nodes.
- A câmera se atualiza dinamicamente conforme as alterações nos parâmetros do personagem.
- Parte da animação — incluindo boca, olhos e inclinação da cabeça — pode ser controlada por um aplicativo conectado em tempo real via OSC (Open Sound Control).
Curtiu o clipe? Então saca só as últimas atualizações do Blender nesse artigo aqui.
Boa semana.
Daniel desligando.