Muitas pessoas chegam até mim perguntando qual dessas áreas seria a mais vantajosa. No entanto, tanto cut-out quanto frame a frame tem suas vantagens e desvantagens e para dar uma resposta mais completa eu teria que saber exatamente quais são os objetivos profissionais dessa pessoa. É para não soar tão invasiva eu costumo falar um pouco da minha visão do mercado dessas duas áreas que na verdade, não são nada distantes. Vamos lá:
O mercado de trabalho de Cutout:
Foi por onde eu comecei. Na época tudo o que eu não tinha era tempo: Fazia faculdade período integral (já um pouco mais tarde que meus colegas então tinha que correr mais do que o normal), morava sozinha (então tinha que arcar com algumas despesas e fazer a gestão e limpeza da casa) e aos finais de semana costumava visitar meus pais. Eu até tentava estudar animação tradicional nessa época mas, sem constância, não conseguia ver resultados e parecia que a realidade de se trabalhar com animação nunca iria chegar para mim. No entanto, fiz um curso de animação onde aprendi um pouco do cut-out, rigging e Toonboom Harmony e no ano seguinte já estava trabalhando na área perto de pessoas muito mais experientes que me deram mais dicas e me inspiravam mais de perto.
Por tanto, na minha visão, seria mais vantajoso começar pelo cut-out se você não tem muito tempo de estudar pois cut-out tem uma vantagem gritante que é: você pode estudar animação mais rápido e entender alguns conceitos mais rápido com o uso do rig. E de quebra sair com um portfólio para mostrar com uma estética mais finalizada.
Dentro do mercado de trabalho de cut-out existem, resumidamente, duas possibilidades: Trabalhar com cut-out para séries de televisão e cut-out para peças explicativas ou publicitárias e a diferença básica entre eles, salvo várias ressalvas, é que a publicidade tende a remunerar mais e trabalhar para um estúdio para séries tende a explorar bastante a técnica de animação de personagens em si, levando a um aprendizado mais prático do que é acting, boas silhuetas, arcos, princípios… Tendo em vista que o que será produzido será lançado e visto por um publico enorme e possivelmente várias vezes. Existem mais críticas e correções nessa área, prezando bastante pela qualidade da animação.
Tenha em mente que a remuneração de alguém que só trabalha com cut-out para séries não é alta. Pelo menos não no Brasil. Eu falo um pouco mais sobre isso nesse post. Talvez seja importante dizer isso visto que no nosso país existem diversas prioridades e a sua talvez seja remuneração antes mesmo de levar esse tempo.
Com o passar dos anos, animadores contam que o mercado de trabalho para séries de televisão está cada vez mais exigente. Antes víamos vagas que saber apenas cut-out era suficiente mas agora conhecimento em frame a frame é sempre citado como importante mas chamadas de vagas. Por tanto, minha sugestão para quem escolhe ir pelo cut-out é: Assim que conseguir pegar o básico do cut-out ou que conseguir um job na área, comece a estudar frame a frame. Vai te salvar de inúmeros pepinos, lhe dar mais segurança e ainda lhe garantir uma melhor remuneração no futuro.
O mercado de trabalho de frame a frame:
É um mercado que exige um pouco mais do profissional. Isso significa que a pessoa que escolher frame a frame muito provavelmente irá ter que dedicar mais tempo de estudos caso não queira se meter em furadas. É um mercado que é mais explorado pela publicidade, por isso, a vantagem mais gritante desse caminho é, sem dúvida, a melhor remuneração. Já vi profissionais cobrarem diárias de entre 300 reais a 800 reais dependendo do nível de projeto (com base em conversas de grupos em 2020) quanto que a remuneração por cut-out raramente ultrapassa os 4mil mensais (falando de remuneração PJ).
Por outro lado, cursos de frame a frame também são mais caros e bastante práticos, de modo que se você não pratica, não irá entender direito como tudo funciona. Diferentemente do cut-out que possui muitos “macetes” que são facilmente aplicados deformando peças ou utilizando-se das pegs.
Não preciso dizer que para trabalhar com frame a frame precisa gostar bastante de desenhar, então estudar anatomia, perspectivas, gestual, fundamentos do desenho… Sempre vai agregar alguma coisa no nosso profissional.
Para terminar, devo avisar para que não interpretem esse texto como um divisor certeiro que manda quem tem tempo estudar frame a frame e que não tem tempo estudar cut-out. Na verdade, se você estudar os dois paralelamente vai ser mais o cenário mais vantajoso possível pois ambos, na verdade, são um só: animação. Eu só quis dividir desse jeito para evitar o que senti lá no início da minha carreira: frustração. Animação é difícil e envolve tempo. Saber disso é crucial mas um pouco difícil no início. A gente sempre acha que vai ser mais fácil. Também sei que muitas pessoas tem prioridades, algumas são urgentes. Nem todos podem tirar um ano sabático para estudar, nem todos vão ter muita grana para pagar um curso mais especializado… então começamos com o que podemos. Tudo está interligado e você vai perceber isso conforme for aprendendo.
Bem, espero que esse texto tenha ajudado vocês de alguma forma 🙂 Desejo a todos uma boa jornada.
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Até a próxima!