Dominar técnicas de rig no Maya, ou qualquer outro software, não é fácil e sabemos disso. Quando falo que não é simples, quero dizer que se quisermos aprofundar na técnica, precisamos não só fazer rigs convencionais, como também rigs de Squash & Stretch – que exigem um bocado de matemática avançada.
Um cara chamado Kasper Larsson vem postando alguns tutoriais excelentes ultimamente. Coisas como um curso completo – e gratuito – ensinando a riggar quadrupedes (acima), ou como criar Easy Space Switching for Props no Maya. O cara é uma lenda, e resolveu compartilhar aquilo que sabe com a comunidade de bom grado.
Squash and Stretch Rig no Maya
Em seu último tutorial, Kasper mostra como criar um rig avançado de squash & stretch no Maya. Na verdade, ele vai mais fundo que isso: não é um vídeo seco que te mostra como apertar botões e seguir seus passos. Kasper ensina e discute alguns conceitos matemáticos obrigatórios para criar esse tipo de rig.
Em se tratando de rigs, existem inúmeras formas de se criar, editar, configurar e atalhar (até fazer algumas gambiarras), para se chegar ao resultado final. Alguns métodos são mais eficientes, pois são adequados a determinadas situações.
Por isso Kasper é tão eficiente em seus tutoriais: ele não vai pegar em sua mão e mostrar como chegar ao resultado final. Na verdade, Kasper ensina como criar um rig da forma correta, sem atalhos ou gambiarras. Mas pra isso, jovens padawans, é obrigatório que se entenda o poder da matemática por detrás do rig squash & stretch, que pode ser usado facilmente em várias situações, com character spines, tails, wings e etc.
Quem tiver afim, dê uma sacada no site de Kasper Larsson, pois tem muita, mas muita coisa boa por lá.
Fonte: Lesterbanks
[sgmb id=”1″]