Outro dia a Apple anunciou os novos MacBooks Pro, que trazem algumas melhorias de hardware e um novo adereço: a Touch Bar. No vídeo de apresentação, eles mostraram o MacBook Pro rodando a última versão do Final Cut Pro – 10.3. Ainda assim, com tantos upgrades aqui e ali, é surpreendente que a Apple não tenha soltado logo o Final Cut Pro 11. Afinal, de acordo com entendidos, essa é a versão que substitui de uma vez por todas o querido Final Cut Pro 7.
Com uma interface totalmente nova, o Final Cut Pro agora tem foco no workflow, com painéis plenamente customizáveis para acelerar seu fluxo de trabalho. A Apple diz que o FCP rodando em seu novo MacBook Pro tem uma melhora de 76% no desempenho geral – com 57% em edições 4K.
A nova Touch Bar é um touchscreen interativo que, no caso do Final Cut Pro, mostrará sua timeline inteira. Pode-se até mesmo navegar por ela via touch, fazer ajustes em audio levels ou cortar clipes. Um novo layout de color grading mostra video scopes, effects browser e o Inspector na mesma tela. Isso permite que naveguemos pelo software de maneira mais rápida e eficiente.
Novidades
Eis uma listinha de algumas novidades que o Final Cut 10.3 traz:
- Flow Transitions para smooth cuts.
- Remover efeitos e atributos em um clique.
- Thunderbolt 3 direct-to-video output permite multi-monitor high-quality display com um cabo.
- Timecode Generator e overlay effect permitem que usuários editem com melhor visualização da fonte.
- Roll Trim em clipes conectados.
- Sistema de busca profunda.
- Playback contínuo.
- Full-height Inspector Browser.
- Copie o timecode de um documento e cole no Final Cut Pro para navegação.
- Magnetic Timeline 2.
- Suporte a Touch Bar.
Além disso, o Motion 5.3 e Compressor 4.3 agora são ambos compatíveis com a Touch Bar. O Final Cut Pro 10.3 – ou X3 -, já está disponível e é gratuito para usuários que utilizam a versão anterior.