Mesmo que muitas pessoas já estejam fatigadas com a quantidade de filmes de heróis saindo todo ano, não há dúvida de que o Universo Cinematográfico Marvel é o mais bem sucedido. Alguns de seus filmes são legítimos, e mesmo aqueles menores em popularidade, possuem grandes atores que desenvolvem grandes personagens. Resumindo, são produções divertidas, mas… Por que os filmes Marvel se mostram tão feios, principalmente quando se trata da color grading?
Não é de hoje que profissionais da área cinematográfica analisam os filmes Marvel. Por ser extremamente bem sucedida no que faz, é compreensível que seus filmes chamem atenção de artistas de mais variadas áreas – e cada um deles dê seu pitaco. Já falamos aqui no Layer Lemonade dos problemas sonoros dos filmes Marvel, agora é a vez do filmmaker Patrick Willems – do canal no YouTube de mesmo nome -, tecer seus cometários a respeito das cores dos filmes Marvel.
De acordo com Patrick, o maior problema do “padrão Marvel de color grading” é a falta de pure black (preto absoluto). Não há valores de preto absoluto em nenhum filme Marvel, fazendo com que as cenas pareçam planas e rasas. Isso traz graves consequências às melhores cenas de filmes recentes, como a batalha no aeroporto de Capitão América: Guerra Civil, que nas palavras do próprio Willems se parece “um estacionamento gigante”.
E é verdade. Assistindo ao vídeo de Patrick, nota-se o quão mal coloridos são. É algo proposital, que certamente passa desapercebido do público geral, mas que vai contra a própria fonte de inspiração desses filmes: as HQs. Há ainda outras razões citadas por Willems, como filmar full digital vs. película, usar Arri Alexa vs. Red Weapon 8K, mas essencialmente a falta de preto absoluto é o problema.
De todo modo, a análise de Patrick é interessante para quem trabalha com colorização ou mesmo é curioso sobre as formas de se trabalhar na grande indústria.
Fonte: Gizmodo US