Não é mais novidade para nós a importância dos 12 Princípios Básicos da Animação, apresentados por Ollie Johnston e Frank Thomas no livro The Illusion of Life: Disney Animation. Felizmente hoje em dia é possível encontrarmos bastante material contemplando o assunto, o que democratiza a animação para qualquer interessado na área. Entretanto, saber da existência dos 12 princípios não torna fácil o processo de aplicá-los a uma animação. É preciso manter-se em um constante aprendizado diário, para que naturalmente a animação flua de acordo com suas expectativas. E se você busca aprimorar um dos princípios listados no livro, dê uma importância a mais para o Squash and Stretch (comprimir e esticar), porque o negócio é poderoso.
A intenção do Squash and Stretch é fazer suas animações ganharem vida, possibilitando ao animador adicionar flexibilidade e manter o volume do objeto/personagem animado. O Paulo Pássaro pode te explicar melhor neste vídeo abaixo. E a maneira mais fácil de se fazer esse efeito no After Effects é usando a propriedade de escala (S), capaz de te dar um controle uniforme e simples do princípio. Entretanto, este método é ótimo para algumas coisas, mas pode ficar meio chato e limitado para outras.
Então que tal aprender um rig simples de Squash and Stretch? Que inclusive por ser construído com efeitos e expressões no After Effcets, você pode salvá-lo como uma animação predefinida e depois reutilizá-lo!
Neste vídeo do School of Motion, eles ensinam como construir um rig de Squash and Stretch, que irá envolver e deformar seus personagens de uma forma mais interessante que a propriedade de escala. Você estará emparelhando efeitos com expressões simples para construir um rig que mantém você no controle sem adicionar uma tonelada de keyframes extra.
Fonte: School of Motion