Hardware é a segunda peça mais importante em nosso arsenal criativo, perdendo apenas para a primeira: nós próprios. Por isso, foi com alegria que recebemos a notícia de que a AMD finalmente lançou sua nova linha de processadores, os Ryzen 7.
Há tempos existe um debate frenético entre entendidos de hardware, que se resume a qual empresa empunha as melhores CPUs; Intel ou AMD? A grande maioria diz ser a Intel, por zilhões de motivos que não listaremos aqui para não entediar o leitor. E por essa superioridade, a Intel cobra caro, muito caro. Tão caro que um PC armado com processadores Intel chega a ser 10x mais caro do que um AMD de “mesma capacidade”.
Sabendo que estava comendo poeira no mercado de CPUs, a AMD correu atrás e veio a público com a série Ryzen 7. Inicialmente, foram apresentados 3 modelos octacore (com 16 threads simultâneos), topo de linha, sendo eles o Ryzen 1800X (3.6GHz/4.0GHz), Ryzen 1700X (3.4GHz/3.8GHz) e o Ryzen 1700 (3.0GHz/3.7GHz).
E por que isso importa? Porque a AMD sempre teve excelente precificação em hardware: seu novo topo de linha mais caro – Ryzen 1800X Octacore -, vai custar US$499,00 e bate de frente em benchmarks com o Core i7-6950X – de 10 cores -, que custa US$1743,00!!
Dito isso, a Intel se movimentou e cortou preços de suas CPUs. Alguns processadores tiverem baixa de até 300 dólares, o que é muito se considerarmos que, até então, as CPUs Intel só sofriam reajustes quando novos modelos vinham ao mercado – algo friamente controlado, diga-se de passagem.
Abaixo uma tabela feita pela rapaziada do MeioBit, contendo todos os novos preços das CPUs Intel nos EUA.
Daí a importância de termos concorrência. De todo modo, vamos esperar e ver se esses Ryzen 7 são bons mesmo, pois se cumprirem o que prometem, adeus Intel. Aproveitando o ensejo, não esqueçam de acessar nossa série de artigos especiais sobre hardware aqui.
Fonte: MeioBit