Ninguém discute a importância de Ghost in the Shell no cenário mundial da animação e cinema. Criado por Masamune Shirow como um mangá completo – e posteriormente adaptado como anime pelo mestre Mamoru Oshii –, Ghost in the Shell agora vem às telas na controversa produção hollywoodiana dirigida por Rupert Sanders.
Deixando de lado pré-julgamentos e temores sobre a qualidade do filme em relação ao original, alguns aspectos dessa nova adaptação têm seus méritos. O principal – para quem olha de fora – é o fator estético-cyberpunk consistente e fiel ao anime.
Pensando em mostrar essa fidelidade, a Paramout Pictures liberou um book art exclusivo chamado The Art of Ghost in the Shell. Escrito por David S. Cohen – e prefácio de Richard Taylor, da WETA Workshop -, o livro entrega aquilo que o título sugere: um olhar em como o filme foi criado; mostrando como Rupert Sanders fez a transição do mangá/anime para o cinema live-action. Há ainda uma incursão no trabalho dos artistas de Design de Produção, que mesclaram a arte estilizada japonesa, bem como técnicas de design, para dar vida ao universo criado por Masamune Shirow.
Abaixo algumas páginas do The Art of Ghost in the Shell, via io9. O livro estará disponível nos EUA a partir de 24 de março de 2017.
Fonte: io9