Uma nova ferramenta e método para criação de animações 2D surgiu num software pouco provável: Blender. Pois é, todo sabemos que o Blender é versátil – talvez por ser open source -, mas trabalhar com animação 2D tradicional por ele soa como uma piada. Mas não é, quer ver?
O animador Daniel Lara tem usado a Grease Pencil tool do Blender para criar animações com o método tradicional. O mais interessante, contudo, é a técnica por detrás da Grease Pencil.
Em geral, softwares 3D usam essa ferramenta apenas para anotações on-screen, planejamento de in-betweens e coisas assim. Mas a adição de recursos para editar strokes – além de ferramentas de esculpir -, fazem da Grease Pencil tool do Blender uma alternativa real para animadores 2D. A ideia se resume em ter uma ferramenta de produção de animações 2D que misture ilustrações tradicionais com objetos 3D e composição.
Se você nunca viu como isso funciona, aconselho dar uma olhada nesse canal do Vimeo, que possui vários exemplos e behind the scenes da técnica. É realmente impressionante.
Daniel Lara criou uma série de mini-tutoriais ensinando como começar a usar a Grease Pencil tool do Blender para criar animações 2D.
Se você curte animação tradicional, mas quer implementa-la de alguma forma com o mundo 3D, eis a solução. Para todos os tutoriais de Daniel, acesse aqui.
Fonte: Lesterbanks
[sgmb id=”1″]