O canal RubberOnion, do animador Stephen Brooks, merece um pouco da sua atenção, caso ainda não o conheça. Além da sua ótima didática na hora das explicações, os vídeos de Brooks tendem a conter aquele tipo de informação bastante relevante para quem trabalha com animação. O Stephen é um animador 2D e parece que sua vontade de ensinar vai além dos cuidadosos frames no Youtube, o cara também possui um podcast sobre animação e um livro publicado sobre o Animate CC.
Mas ok, voltando ao canal RubberOnion, um vídeo em específico me chamou bastante a atenção pela sua praticidade, na qual Brooks explica em apenas um minuto quatro elementos da animação que talvez você nunca tenha reparado. São aqueles tipos de elementos que realmente podem passar despercebidos por quem geralmente está começando a animar agora, mas que quando utilizados fazem uma enorme diferença. São eles: smears, swipes, pop e multiples.
Apesar do conteúdo ser em inglês, as imagens de exemplo tornam o vídeo bem compreensível.
Viu?! Coisas simples, mas que fazem uma baita diferença no resultado final. Em poucas palavras, estes elementos devem ser explorados para dar mais exagero ou vender melhor o resultado final da animação.
Smear é aquela imagem adicionada entre os dois keyframes que definem a ação, para causar a sensação de motion blur, aquele borrado que torna o movimento mais condizente com a nossa realidade.
Swipe é similar ao smear, porém em vez de adicionar uma imagem distorcida das poses originais, são colocadas linhas cinéticas, ou speed lines, para deixar aquele rastro no meio do movimento, também comum no mundo real.
Pop é a mais prática de entender, o lance agora é não usar nenhum elemento intermediário entre as poses da ação. No cinema, isso pode ser chamado de jump cut, e é algo bastante utilizado nas edições de vídeos dos youtubers.
Multiples é você colocar várias camadas de frames para completar a ação. É algo bastante utilizado em cartoon e pode ser trabalhado em conjunto com as smears.
Coloque em prática esses truques nos seus trabalhos antigos e veja como a animação ganhará um up. No blog animationsmears.tumblr.com , pode-se encontrar uma avalanche de referências sobre isso, então dá aquela favoritada.