A maioria de vocês deve conhecer o Banksy, mas, pra quem não conhece, ele é um artista de rua anônimo do Reino Unido que combina grafitti com um humor ácido e ativista – trabalha com a técnica de stencil e suas artes aparecem pelas ruas em todo o país (vocês vão precisar pra entender o quão diferente é essa notícia – fresquinha de Nottingham):
Na última semana, uma misteriosa arte de uma garotinha num bambolê apareceu nas ruas de Nottingham.
O Bottletop design, um estúdio de design (animação, vídeo e motion design) de Nottingham, resolveu adicionar movimento à arte, e anunciou no twitter que havia o feito. Só isso já seria matéria o suficiente, sendo uma animação diferente do que geralmente se faz no cenário inglês, apesar de ser uma animação razoavelmente simples. (clicando em animação, vocês podem verificar no twitter)
A obra de arte foi vista pela primeira vez na manhã de quinta-feira (15 de outubro) e, desde então, foi reivindicada pelo artista de Birmingham, Itchers, e mais tarde pelo famoso Banksy, que a postou em seu Instagram na manhã de sábado (a maneira em que ele geralmente reivindica sua arte é por postagens no Instagram).
Moradores e empresas na área reagiram com alegria quando centenas se reuniram para ver a peça. Assim que chegaram os relatórios de que a peça foi confirmada como um Banksy, o mural passou a valer mais do que o preço médio de uma casa de £ 214.280,00 (R$1.564.808,84 – estimativa) na Avenida Rothesay de Nottingham.
Em entrevista ao Nottinghamshire Live, Itchers manteve sua afirmação de que o trabalho é dele, e disse que “quer respostas” sobre por que Banksy está assumindo o crédito. Itchers também disse que tem o stencil usado na arte e tem como provar que a peça é dele.
De acordo com o Daily Mail e o Nottinghamshire Live, Banksy ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Fontes: Daily Mail e Nottinghamshire Live